As datas das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni), os dois principais programas de acesso  às universidades no País, foram alteradas. De acordo com o Ministério da Educação, o edital que muda o prazo de inscrição do segundo semestre do Sisu, de 16 a 19 de junho para 7 a 10 de julho, deve ser publicado ainda nesta quarta-feira (17).

Já o Prouni, que teria as inscrições abertas de 23 a 26 de junho, passou para o dia 14 de julho. Além dessas mudanças, as inscrições do Financiamento Estudantil (Fies), que deveriam ser efetuadas de 30 de junho a 3 de julho, ocorrerão de 21 a 24 de julho.

De acordo com o secretário de Ensino Superior do MEC, Wagner Vilas Boas Souza, as alterações atendem a uma uma solicitação das instituições de ensino superior públicas e privadas.

De acordo com a pasta, a alteração é positiva, pois possibilitou a ampliação na quantidade de vagas oferecidas. “Se nós não tivéssemos prorrogado na data prevista a gente só teria, no máximo, 40 mil vagas ofertadas. E essa prorrogação permitiu um acréscimo de pelo menos 20% no número de vagas. Hoje são 51 mil vagas que serão ofertadas no Sisu justamente em função da prorrogação”, comentou o secretário.

O ministério informou também que a consulta dos estudantes às vagas disponíveis no Sisu poderá ser feita a partir do dia 30 de junho.

Nessa terça-feira (16), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou em uma rede social, a informação sobre a alteração das datas de inscrições do Sisu. Na ocasião, o ministro disse ainda que será possível optar por um curso de Educação a Distância (EAD).

Educação a Distância

A partir do segundo semestre de 2020 será possível fazer, pela primeira vez, a inscrição para cursos de Educação a Distância (EAD) no Sisu.

“Essa prorrogação nos permitiu inclusive essa inovação. Até então as instituições públicas só poderiam oferecer vagas presenciais pelo Sisu. As vagas eventualmente de EAD que as instituições públicas têm elas oferecem nos seus próprios portais, então não é dada muita divulgação. A gente inovou alterando a portaria do Sisu, alterando as regras, para que as instituições, além das vagas presenciais possam ofertar então ensino à distância”, diz o secretário.

Confira abaixo o calendário dos programas:

 

Fonte | Ministério da Educação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)