Às 8h desta quinta-feira (18), uma reunião entre o prefeito José Carlos do Pátio, vereadores e empresários membros do recém-formado Conselho de Entidade de Rondonópolis, viabilizou o que se consolidaria, mais tarde, em um “meio-termo” à adoção do chamado lockdown em Rondonópolis. Participando do encontro, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) considera, agora, positiva e, ao mesmo tempo perigosa, a avaliação do gestor municipal e do Comitê de Gestão de Crises criado pelo município para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Novas medidas deverão ser publicadas em Decreto Municipal nesta sexta-feira (19).

Até então, a possibilidade real do lockdown não estava descartada. Isso porque nesta semana, segundo o informado pela Prefeitura, Rondonópolis atingiu 100% de sua capacidade de dispor leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) à população, tanto na rede particular quanto pública. Logo após a reunião com empresários, entretanto, prefeito e Comitê de Gestão de Crises chegaram a um consenso quanto a adoção de medidas alternativas à paralisação completa da atividade econômica no município.

As novas medidas

De início, a fiscalização nas ruas e estabelecimentos comerciais deverá ser intensificada. “O comércio, felizmente, vai continuar aberto, o que é menos prejudicial para nossa economia. Mas é preciso que cada um faça a sua parte, que cada empresário continue atuando e se dedicando ao combate desta pandemia. Quem puder fazer ainda mais, que o faça”, alerta o presidente da CDL de Rondonópolis, Thiago Sperança. “É o momento de estarmos juntos, unidos neste propósito de encontrar soluções e promover ações que, de fato, nos ajudem a controlar esta curva em ascendência”, completa.

Por volta das 12h, foram divulgadas preliminarmente as novas medidas. Entre elas, a adoção da chamada Lei Seca geral, toque de recolher a partir às 19h (igrejas até às 20h) e o fechamento total das atividades aos sábados e domingos. A expectativa é que o novo Decreto Municipal seja publicado na manhã desta sexta-feira (19), data em que passará a vigorar.

A determinação será válida por 30 dias, sendo reavaliado a cada 7 dias.

Preocupação

Para o presidente da CDL, a grande preocupação é com o resultado prático da manutenção de boa parte do atual Decreto Municipal. “Neste sentido, ações que combatem o problema podem nos levar a lugar nenhum”, argumenta Sperança. “Nós enquanto CDL e todo o Conselho de Entidades sempre buscamos participação junto ao Poder Público, pois, para nós, mais eficaz que combater este problema é combater sua causa”.

Conselho segue atuando

O Conselho de Entidades de Rondonópolis, que inclui representantes dos diversos setores da economia e sociedade civil organizada, segue propondo ações ao Poder Público Municipal, com objetivo de promover ações eficazes na contenção da Covid-19. Inciativas pensadas em conjunto que podem evitar o agravamento da situação de quase colapso da estrutura de Saúde sem a compensação do prejuízo repassada à atividade econômica.

Desde o início das discussões, o Conselho segue reafirmando sua posição contrária à adoção de medidas restritivas que põem em risco a própria população de Rondonópolis, tanto pela ineficácia quanto pelos impactos negativos em médio e longo prazo. Neste contexto, a paralisação da atividade econômica não se mostra eficaz na contenção da Covid-19.

A adoção do chamado lockdown (bloqueio total do setor produtivo) também não. “Por a + b, já ficou provado que não funcionaria. Não se trata aqui de defender apenas a economia local, mas, também somar forças e destinar esforços ao que realmente pode funcionar, preservando a saúde e a vida da nossa população. Tudo o que estamos propondo foi pensado, estudado e debatido por muitos setores, inclusive os setores Público e Judiciário”, explica o presidente da CDL -uma das participantes do Comitê-, Thiago Sperança. “Desde o início, nos propusemos a somar, apresentando, inclusive, projetos anteriores ao Poder Público Municipal. Problema é que Mato Grosso e Rondonópolis tiveram tempo para se preparar para esta pandemia, ver a realidade de outras regiões do Brasil e adora medidas, mas, infelizmente, o tempo passou e parece que nada foi feito”, completa.

Sugestões

Como alternativas, o Conselho das Entidades de Rondonópolis propõe ações em múltiplas frentes. As sugestões abaixo listadas foram elaboradas com base em exemplos já praticados e com bons resultados em outros municípios do Brasil, com objetivo de ampliar a orientação no cotidiano da população rodononpolitana e adotar medidas práticas de contenção da propagação do vírus.

TRIAGEM RÁPIDA – Entre as ações, a triagem rápida de toda a população e do chamado fluxo externo (pessoas de fora que estejam de passagem pela cidade), com medição de febre e a oximetria (teste que mede a quantidade de oxigênio no sangue, um possível indicador de Covid-19). Para isso, tendas seriam espalhadas em pontos estratégicos do município, como praças e demais locais públicos. Os procedimentos seriam realizados, preferencialmente, por profissionais da área da Saúde e, em conjunto com o poder público, a medida possibilitaria a testagem e o encaminhamento imediato de pessoas contaminadas (casos positivos) aos órgãos de Saúde. Outro ponto positivo é o mapeamento mais rápido da população contaminada (inclusive por bairro ou região onde mora), redução da velocidade de contágio e proteção ao grupo de risco.

MAIS FISCALIZAÇÃO – Ainda proposto pelo Conselho de Entidades de Rondonópolis, a intensificação das ações de fiscalização por parte dos órgãos municipais, em parceria com a Polícia Militar. Hoje, foi sugerido ao prefeito que escale profissionais do Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp) e reforce as ações contra quem tenta burlar as determinações, promovendo, por exemplo, festas clandestinas, passeios em clubes, rios e cachoeiras, etc.

ISOLAMENTO SOCIAL – Outra proposta elaborada pelo Conselho de Entidades de Rondonópolis é a locação, por parte do Poder Púbico Municipal, de quartos e demais dependências de hoteis a pacientes assintomáticos ou que apresentem sintomas leves da Covid-19 para a realização de um isolamento voluntário desta parcela da população. O paciente que necessite poderia cumprir o isolamento social e dar início ao tratamento do novo coronavírus, sem colocar em risco seus familiares e demais pessoas próximas, em especial idosas e demais do chamado grupo de risco.

TRATAMENTO DOMICILIAR – Para auxiliar no tratamento de pacientes com sintomas leves ou assintomáticos, o Conselho das Entidades de Rondonópolis sugere a entrega de kits de medicamentos, sob acompanhamento e orientação médica, à população nos PSF de todo o município, para o início do tratamento domiciliar.

CONSCIENTIZAÇÃO – Intensificação de campanhas visuais e textos por parte da Secretaria Municipal de Saúde, com conteúdo de orientação e conscientização da população quanto às medidas básicas a serem adotadas no dia a dia para prevenir a contaminação e conter a proliferação do vírus. Reforço à importância da adoção de medidas preventivas no combate ao novo coronavírus.

Fonte | CDL

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)