Nesta sexta-feira (12), o prefeito Zé Carlos do Pátio, explanou os motivos pelos quais não cadastrou os leitos da UTI da UPA no SUS.

Segundo Zé do Pátio, a decisão em não cadastrar os leitos da UTI da UPA no Sistema Único de Saúde (SUS) foi para que os mesmos ficassem exclusivamente para o atendimento de pacientes moradores no município de Rondonópolis. Pois, caso realizasse esse cadastro tais leitos estariam disponíveis para a Central de Regulação do Estado e, com isso, acarretaria a sua ocupação também por pacientes de outros municípios mato-grossenses.

Dessa forma, os leitos da UTI instalados na UPA para os pacientes da Covid-19, bancadas com recursos próprios do município, atendem exclusivamente ao povo de Rondonópolis.

Vale lembrar que os leitos de UTI exclusivos para Covid-19 disponíveis pelo SUS no município tanto na rede pública ou privada, atendem pacientes não só de Rondonópolis, mas também de toda a região sul de Mato Grosso.

Pátio cita que, o Estado infelizmente não deu a merecida atenção para Rondonópolis, que é referência em saúde entre 19 municípios, que se totalizam a uma população quase semelhante a de Cuiabá, superior a 600 mil habitantes.

No entanto, o Governo do Estado de Mato Grosso instalou em Rondonópolis desde o início da pandemia do novo coronavírus somente 10 leitos de UTI exclusivos para Covid na rede pública, enquanto Cuiabá e Várzea Grande ampliou de 40 para 120 leitos.

Fonte | Redação
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)