A Nova Zelândia declarou nesta segunda-feira (8) que erradicou o coronavírus no país. Com a declaração, o governo suspendeu todas as restrições sociais e econômicas, exceto os controles de fronteira.

Eventos públicos e privados, indústrias de varejo e hospitalidade e todo o transporte público estão entre as atividades autorizados a retomar seu funcionamento sem as regras de distanciamento ainda existentes em grande parte do mundo.

“Embora o trabalho não esteja concluído, não há como negar que este é um marco. Obrigada, Nova Zelândia. Estamos confiantes de que eliminamos a transmissão do vírus na Nova Zelândia, por enquanto, mas a eliminação não é acaso, é um esforço sustentado”, disse a primeira-ministra do país, Jacinda Ardern.

Os 75 dias de restrições na Nova Zelândia incluíram cerca de sete semanas de uma quarentena rígida, na qual a maioria das empresas foi fechada e todos, exceto trabalhadores essenciais, tiveram que ficar em casa.

Ardern disse que fez uma “pequena dança” quando lhe disseram que não havia mais casos ativos da doença, surpreendendo sua filha de 2 anos, Neve. “Ela foi pega um pouco de surpresa e se juntou a mim, sem ter absolutamente nenhuma ideia de por que eu estava dançando pela sala”, observou.

A Nova Zelândia registrou 1.154 infecções e 22 mortes por Covid-19. Por enquanto, todos que entrarem no país continuarão sendo testados e colocados em quarentena.

Fonte | Jovem Pan

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)