O Brasil voltou a bater recorde diário de mortes por Covid-19 nesta terça-feira (2). Com 1262 óbitos nas últimas 24h, o país chegou a 31.999 no total. Os números são do Ministério da Saúde.

Ainda conforme a pasta, São mais de 555 mil casos já confirmados de coronavírus no país. Apenas nesta terça-feira, foram quase 29 mil novos casos confirmados.

Outros 4312 mortes por síndrome respiratória aguda grave (Srag) aguardam diagnóstico. Mais de 223 mil pessoas já estão curadas da Covid-19 no país.

Opas alerta para “situação delicada” no Brasil por Covid-19

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) disse nesta terça-feira (02) que o Brasil está passando por uma “situação delicada” devido à pandemia de Covid-19 e deve manter as medidas para controlar o avanço da doença.

“A situação no Brasil é delicada e estamos muito preocupados, porque o que vimos é um aumento de casos e mortalidade na última semana”, disse o diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis e Determinantes Ambientais da Saúde da Opas, Marcos Espinal.

O Brasil, com mais de 526 mil diagnósticos positivos e quase 30 mil óbitos, é o segundo país do mundo com mais casos e o quarto com mais mortes. Com 210 milhões de habitantes, o Brasil deu respostas desencontradas à Covid-19, que teve a pandemia declarada em 11 de março pela OMS.

O presidente Jair Bolsonaro se opôs a paralisar a economia, mas estados e municípios, que têm prerrogativas para tomar decisões sobre questões de saúde, implementaram restrições em maior ou menor grau para impedir a propagação do vírus.

Espinal disse que a Opas vai continuar trabalhando com autoridades de todos os níveis para garantir os esforços para conter esta epidemia, minimizar o número de mortes e proteger a população. “As próximas semanas serão cruciais para o Brasil e (o resultado) dependerá de como o pacote de medidas será implementado no país”, afirmou.

Fonte | Correio do Povo
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)