A principal vantagem dessas soluções é a intimidação dos infratores para que não cometam delitos ou atos de vandalismo

Um dos piores pesadelos do gestor é perder tempo e dinheiro com incidentes em seu empreendimento. Um roubo, furto, acidente de trabalho ou alguma falha na operação podem acarretar enormes prejuízos e, em muitos casos, comprometer a continuidade do negócio.

É por isso que muitas empresas estão aderindo à implantação de áudio integrado aos sistemas de câmeras, comumente conhecidos como Circuito Fechado de Televisão – CFTV.

A principal vantagem dessa solução é a intimidação dos infratores em tempo real para que não cometam delitos ou atos de vandalismo. O acionamento automático de áudio com mensagens programadas ou ao vivo coloca o suspeito em situação desconfortável, inibindo sua ação, além de proporcionar mais agilidade no monitoramento a distância.

A aplicação desse tipo de sistema já é uma realidade e vem crescendo exponencialmente devido a sua comprovada eficácia em fazendas, usinas hidrelétricas, construções, lojas de varejo e atacado. O poder público também pode investir no áudio para melhorar o sistema de segurança de vídeo remoto já existentes como por exemplo em pontos de ônibus / estações de transporte público, praças ou arenas multiuso.

Uma dessas aplicações possíveis é o áudio remoto. Imagine alguém tentando invadir um estabelecimento, construção ou estação de transporte público. Se houver monitoramento por vídeo, o áudio remoto envia uma mensagem ao vivo para essa pessoa: “Atenção você, de boné, camiseta branca, a sua imagem está sendo visualizada em nossa central de monitoramento e já foram enviadas para autoridades policiais que estão a caminho. Saia imediatamente desta área”.

Outra situação onde essa solução pode ser aplicada é quando uma pessoa passa por um sensor e ao invés de disparar o alarme, um áudio gravado é acionado, embora com menor detalhamento: “Estamos monitoramento sua imagem. Esta é uma propriedade particular e já acionamos a polícia. Saia imediatamente”.

Esse tipo de abordagem por áudio remoto tem maior potencial para dissuadir uma conduta criminosa, pois apesar da câmera estar monitorando a ação, o indivíduo não tem noção das providências que estão sendo tomadas.

Outras opções – Há outras aplicações possíveis do áudio, como por exemplo quando alguém ou um grupo de pessoas permanece tempo demais no mesmo local. Essa ação perigosa ou indesejada pode ser evitada com o disparo de uma mensagem pré-gravada, informando as pessoas que elas estão sendo observadas. Se necessário, também poderá ser enviada uma mensagem para a equipe de segurança ou à polícia avisando do problema.

Há ainda a situação em que uma pessoa ou veículo bloqueia a saída de um estabelecimento. Novamente um áudio pré-gravado pode ser acionado ou a central de vigilância pode falar ao vivo. Em alguns casos, dependendo da situação, o áudio pode ser desativado e a polícia chamada para fazer prisão em flagrante.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)