Pela quinta vez durante a Campanha de Vacinação contra Influenza deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar a distribuição das doses para os caminhoneiros. A partir das 8 horas desta quinta-feira (28), a Pasta vai estar no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-364, saída para Cuiabá. A aplicação da vacina vai ocorrer até acabarem as doses.

Este ano, promovemos várias ações para vacinação contra H1N1 voltadas aos caminhoneiros em virtude deles fazerem parte de um público-alvo itinerante. Então, repetindo o evento em datas diferentes damos a oportunidade deles se vacinarem, já que, se em uma dessas ocasiões o profissional não estiver na cidade, pode estar em outra”, esclarece a gerente do Departamento de Saúde Coletiva da SMS, Gilceny Machado.

Está prevista para amanhã a distribuição de 150 doses. Além da imunização, a Pasta também estará realizando testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite.

Já temos vários casos de motoristas com coronavírus”, lembra Gilceny, que explica: “Essa vacina não combate a Covid-19. Porém, como os sintomas das duas doenças são semelhantes, ao se vacinar, o indivíduo se protege contra o vírus Influenza e, com isso, elimina o diagnóstico de H1N1 caso apresente os sinais dessas doenças”.

Trabalhando com esse esquema de exclusão da Influenza e como a imunização acontece após duas semanas de tomada a vacina, com essa mobilização, a Saúde, além de facilitar a identificação da Covid-19 no paciente, também ajuda a reduzir a aglomeração nos postos de saúde.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)