As obras de construção da nova “Casa Abrigo de Animais” da cidade de Rondonópolis localizada na Região do Globo Recreio, já foram concluídas e a unidade deverá ser entregue a população dentro de pouco tempo (30 a 40 dias), assim que for realizada a licitação para aquisição dos equipamentos e mobiliários necessários para o pleno funcionamento do local.

Os recursos empregados na obra, na ordem de R$ 1.950.642,35 foram provenientes do Compes – ações de fiscalização e autuações do Juvam – Juizado Volante Ambiental, numa parceria com a Prefeitura Municipal, que deverá administrar o local que estará vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e à Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).

Conforme informações repassadas pela coordenadora da UVZ, Gil Machado, a futura “Casa Abrigo de Animais” de Rondonópolis é um projeto pioneiro, amplo, moderno e, segundo levantamentos, deverá ser a maior do estado, ocupando uma área de 5 mil m² com capacidade para abrigar até 500 animais entre cães e gatos. Ressaltando que, inicialmente, esse número deverá ser menor, até que se tenha uma equipe capacitada e em número suficiente para atender a demanda.

Ainda segundo Gil, os atuais técnicos e veterinários do órgão, irão atuar no novo prédio, que terá amplas condições de prestar um atendimento especializado diferenciado, e em condições específicas, com acomodações e dependências adequadas.

ESTRUTURA

No prédio principal, a Casa Abrigo vai dispor de uma ampla estrutura, com sala para recepção, corredores e áreas de circulação; vai dispor de pelo menos três salas para consultas; uma para ambulatório; uma sala para procedimentos de castração e pequenas cirurgias; cinco salas para repouso dos animais; duas salas para depósito de materiais, bem como banheiros masculino e feminino, entre outras dependências.

Na segunda estrutura, localizada ao redor do prédio principal, e nos fundos e laterais da propriedade, estão dispostas cerca de 80 baias (canil/gatil), que terão capacidade para acolhimento e guarda de até 500 animais, entre cães e gatos.

Além de toda esta estrutura, o local terá à disposição uma piscina especial apropriada para exercícios de fisioterapia, para uso em animais em recuperação de algum tipo de lesão que comprometa a sua saúde e mobilidade, e/ou que, porventura apresentem alguma comorbidade.

MAIOR DO ESTADO

Conforme a coordenação da UVZ, essa casa abrigo será a mais moderna do estado, e reflete a preocupação da administração municipal, não apenas com a saúde da sua população humana, mas, sobretudo, com a dos pets dos cidadãos.

Mas, para que entre definitivamente em funcionamento, depois que estiver mobiliada e equipada, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente à coordenação da Unidade de Vigilância em Zoonoses, irá criar um protocolo de funcionamento e atendimento, onde estarão definidos e especificados, quando; em que situação, e em que estado de saúde o animal será recebido na unidade, como exemplo: animais atropelados; animais abandonados, e/ou animais vítimas de maus tratos, entre outras situações.

Fonte e Foto | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)