A Polícia Civil tem nove servidores da instituição com suspeita de ter contraído o novo coronavírus. Três deles já tiveram confirmação positiva, após realizar teste laboratorial e se recuperaram da doença. Apenas na Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá (Derf), são quatro pessoas com sintomas.

A PJC informou que todos os servidores estão afastados de suas atividades laborais e tem acompanhamento diário pela Equipe Psicossocial. Na Delegacia Fazendária não há servidor com caso suspeito ou confirmado com a covid-19.

Porém, a Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá tinha, até a última segunda-feira (18), quatro servidores da unidade com sintomas análogos à doença, sendo que todos procuraram atendimento médico. O material foi coletado para testagem e os resultados são aguardados ainda.

Os quatro receberam atestados médicos para realizar isolamento social, conforme preconizado nos protocolos sanitários. Segundo a PJC, foi criado um protocolo interno, que é monitorado 24 horas por dia, onde as unidades relatam, tanto casos suspeitos, quanto aqueles confirmados.

“Os gestores de cada unidade da Polícia Civil, ao tomar conhecimento de que qualquer servidor, estagiário ou terceirizado apresentou algum dos sintomas, orienta a procura por atendimento médico imediatamente e faz a comunicação ao setor de Gestão de Pessoas da instituição. Os dados obtidos neste sistema são relatados diariamente à Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP)”, diz trecho da nota.

Questionada sobre um servidor que estaria com a esposa infectada sobre o coronavírus, a instituição informou que  a todos são passadas as orientações para buscar por serviço de saúde a fim de checar se a pessoa apresenta ou não sintomas da doença, avaliação do quadro clínico que cabe apenas a um profissional médico realizar.

Em relação à testagem dos servidores, a Polícia Civil disse seguir todas as normas e protocolos preconizados pela Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde, Governo do Estado e Secretaria Estadual de Saúde.

“Destacamos ainda que a instituição adotou todas as medidas necessárias e ao seu alcance para fornecer insumos para a proteção de todos os servidores”, prossegue a nota.

Foram distribuídos, até o momento, 6.500 máscaras de proteção e 11.780 mil litros de álcool 70% a todos os policiais para utilização durante as atividades laborais, conforme disponibilizado pelo Governo do Estado e de doações recebidas diretamente de entidades e empresas de Mato Grosso. Além disso, a Polícia Civil também providenciou, conforme material recebido de doações, a desinfecção de delegacias de Cuiabá e Várzea Grande, especialmente aquelas com maior circulação de pessoas.

Fonte | Olhar Direto
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)