Gilberto Figueiredo salientou que nem todos precisaram ficar internados e a grande maioria cumpre isolamento domiciliar.

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou em live transmitida por redes sociais nesta segunda-feira (4) que atualmente 74 profissionais de saúde já foram infectados pela Covid-19 em Mato Grosso. Ele salientou que nem todos precisaram ficar internados e a grande maioria cumpre isolamento domiciliar.

Ainda segundo Gilberto, todos os profissionais da saúde devem trabalhar com a segurança devida. Para isso, as unidades têm disponíveis os Equipamentos de Segurança (EPIs) e há monitoramento dos possíveis servidores para saber quem está infectado. Segundo ele, nenhum servidor está em hotel.

Até esta segunda-feira, 953 pacientes em Mato Grosso apresentam quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARG), 337 pessoas foram diagnosticadas.

Sobre a morte do enfermeiro Athaide Celestino da Silva, de 63 anos, que morreu com Covid-19 no sábado (2) após ficar 37 dias internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Cuiabá, o secretário disse que trata-se de um profissional como que ficou até o último momento ajudando o próximo. “Queria dizer aos profissionais da saúde que nós fizemos todo o empenho para garantir os materiais necessários de segurança. Caso você tenha dificuldade de material de EPIs, quero que entre em contato com a nossa assessoria”, disse.

O secretário também falou sobre a flexibilização deve aumentar a demanda nas unidades de saúde. “Já que não podemos decidir sobre todas essas ações, nós temos que trabalhar na assistência. Os casos vão dobrar e vamos atender a demanda”.

Fonte | G1  Foto | Tchélo Figueiredo

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)