Por iniciativa da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, a gestão ampliou a capacidade de abrigamento

As pessoas em situação de rua que aceitaram o convite feito pela equipe de abordagem da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência na semana passada permaneceram no “Hotel Albergue”. De acordo com levantamento feito pela Pasta, hoje (30), o local abriga cem pessoas em extrema situação de extrema vulnerabilidade social. “O trabalho que está sendo desenvolvido no local é o mesmo aplicado nas nossas três unidades de Albergues”, disse o secretário municipal de Assistência Social Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Wilton Coelho.

Por iniciativa da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, a gestão ampliou a capacidade de abrigamento com a instalação de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social em um hotel. A medida integra um plano de ação com objetivo de evitar à disseminação do novo Covid-19. “Esse trabalho não vai parar por aqui. Estamos traçando novos planos de ação para melhorar ainda mais esse acolhimento”, reforçou. Sabemos da importância, da necessidade de não deixar ninguém sem amparo. E, muito menos, nesse momento de enfrentamento ao novo Coronavírus”, declarou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Ela destaca ainda que a pasta da Assistência tem realizado constantemente abordagens para sensibilizar e orientar sobre a importância do isolamento social. “Novas ideias estão sendo estudadas para atendimento desse público em específico”, pontuou.

O  secretário informou ainda que as abordagens continuam, pois ainda existem vagas disponíveis, não só no Hotel Albergue como nos Albergues Municipais. Cerca de 60 vagas ainda estão disponíveis. No entanto, faz-se importante ressaltar que, as vagas disponíveis para o “Hotel Albergue” são para aquelas pessoas que já estão há algum tempo em lugares de grande concentração desse público , como o Morro da Luz, Praça do Porto, Rodoviária e Beco do Candeeiro. Nos albergues municipais, são para pessoas em trânsito ou que vieram para Cuiabá e não conseguem voltar de imediato. Portanto, a distribuição das vagas estão sendo feitas de acordo com o perfil de cada um.

“O nosso trabalho é contínuo. A Prefeitura de Cuiabá mantém esse cuidado especial voltado aos moradores em situação de rua desde o início da gestão Emanuel Pinheiro. Agora, nesse momento de pandemia, buscamos parcerias para ampliar a nossa capacidade”, reforçou.

A ação que foi realizada durante dois dias, 23 e 24 de abril, resultou no encaminhamento dos interessados para o ginásio Dom Aquino para cadastro e posterior abrigamento. Durante o processo de acolhimento e com auxílio de vários parceiros, como à empresa Galvan Cabeleleiros, foram ofertados cortes de cabelo e barbas, doação de roupas pelo projeto ‘Cabide Solidário’, além da entrega de kits de higiene com toalhas, triagem com a equipe de enfermagem, consultas médicas e vacinação contra a H1N1.

A ação inédita realizada pela Prefeitura de Cuiabá por meio de uma parceria com a Defensoria Pública e Ministério Público Estadual resultou em um contrato de prestação de serviços com a Rede de Hotéis Mato Grosso a fim de ampliar a capacidade de abrigamento dos moradores em situação de rua.

No “Hotel Albergue” serão executados os mesmos procedimentos aplicados nas unidades Municipais, com regras e normas a serem seguidas e respeitadas pelos acolhidos. Foi firmado um contrato de três meses, podendo ser prorrogado por mais três, no valor de R$ 80,00 a diária por abrigado, já inclusas todas as refeições. O objetivo dessa prestação de serviço é atender aos moradores de rua enquanto estivermos nesse momento de pandemia.

Para atender aos que forem acolhidos, foram contratadas 20 pessoas que irão trabalhar por escala, com plantões diurnos e noturnos. O processo de contratação está sendo executado pela Secretaria Municipal de Saúde.

OUTRAS AÇÕES

Também vem sendo desenvolvida a distribuição de alimentos para pessoas carentes. A ação de distribuição de refeições continua, sendo 150 para o Aterro Sanitário e 150 nos principais pontos da Capital. Um total de 300 refeições por dia.

Além da alimentação, são entregues kits de higienização pessoal e cobertores. A população recebe também orientações sobre as formas de prevenção ao novo Covid-19. Vendedores ambulantes e até taxistas estão sendo beneficiados com essa iniciativa. Para o futuro, planos de ações estão sendo traçados tendo como parceiros o Ministério Público Estadual e Defensoria Pública.

ATENÇÃO– O Restaurante Popular voltou a funcionar, respeitando o Protocolo de Biossegurança da Prefeitura de Cuiabá, trabalhando no atendimento da capacidade mínima de lotação.

Fonte e Foto | Assessoria Prefeitura Cuiabá
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)