O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, voltou a falar sobre o uso da cloroquina como um medicamento que está ajudando pacientes que se recuperam da Covid-19. No último relatório de atualização do novo coronavírus no estado, consta que 79 pacientes confirmados com a doença se recuperaram.

No entanto, Figueiredo é prudente ao dizer que nem todos os casos são tratados com o medicamento. Segundo ele, alguns pacientes tiveram resultado positivo para a Covid-19, mas se curam sem necessidade de apoio hospitalar.

“Não significa que todos os curados passaram por hospitalização. Alguns são notificados, por estar sem sintomas, eles ficam em isolamento, aguardam quarentena, ficam 14 dias e depois mais 3 dias. Depois disso, podemos afirmar que o paciente se curou. Mas também correto afirmar que pacientes hospitalizados em Mato Grosso fazem uso da cloroquina. Desde que seja prescrita pelo médico”, comentou o secretário.

Gilberto tambem afirmou que existem outros medicamentos, porém ele não sabe qual está sendo receitado aos pacientes. “Tudo é decisão médica, repito é de atribuição médica a prescrição do melhor medicamento para o tratamento”.

Mato Grosso atualmente está com 655 casos confirmados com síndrome respiratória aguda e 174 casos de pacientes com coronavírus. Na manhã desta segunda-feira (20), o Governo do Estado confirmou o sexto óbito por Covid-19 no estado.

A última vítima é de Barra do Garças. Ele era cardiopata e estava em tratamento na cidade do Araguaia. O caminhoneiro tinha histórico de viagem para Rondonópolis, cidade com o segundo maior número de casos de coronavírus em Mato Grosso.

O paciente, que não teve o nome divulgado, estava internado na Unidade de Terapia Intensitva (UTI) do Hospital MedBarra, que confirmou o óbito. O paciente foi admitido no dia 16, com sintomas sugestivos de Covid-19.

O hospital ainda informou que recebeu no domingo o resultado do exame (PCR) dos dois casos informados e tratados como suspeitos para o novo coronavírus atendidos no hospital, e que o resultado atestou também positivo para Covid-19.

Internadas em uma ala de isolamento desde a última quinta-feira (16) as pacientes são: uma mulher de 40 anos e uma jovem de 18 anos. De acordo com o último boletim médico o estado de saúde das duas pacientes é estável.

Fonte | Olhar Direto  Foto | Tchélo Figueiredo – Secom MT
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)