Uma foto registrada na cidade de Cáceres (240 km de Cuiabá) mostra o flagrante inusitado de um burro de cargas utilizando um equipamento de proteção semelhante a uma máscara. Na imagem, tanto o animal quanto seu dono aparecem usando o acessório, no que supostamente seria uma medida preventiva contra a proliferação da Covid-19, o coronavírus.

O registro foi feito por um professor no bairro Junco, em Cáceres, na manhã desta quinta-feira (16). A imagem foi compartilhada nas redes sociais do educador e mostra um entregador de leite montado sobre uma carroça puxada por um burro usando máscara.

O apelo visual reforça a necessidade do uso de máscaras, que já é tema de decretos estaduais e municipais. Em Cáceres, o prefeito Francis Maris (PSDB) baixou normativa que determina multa de até dois salários mínimos para os comércios que permitirem circulação de clientes sem o uso do equipamento.

Conforme noticiado, o governo de Mato Grosso estabeleceu no dia três deste mês a campanha “Eu Cuido de Você e Você Cuida de Mim”, que determina a necessidade de uso de máscaras em todo o estado.

Além disso, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso avalia projeto que prevê multa para os cidadãos de todo o estado que descumprirem a medida.

A possibilidade de transmissão da doença para os animais ainda é um tema controverso entre a comunidade científica. Segundo artigo publicado na renomada revista de ciência “Nature”, os felinos se mostraram mais sensíveis ao vírus, mas o estudo ainda é inicial.

Além disso, apesar de alguns animais já terem testado positivo para a doença em algumas partes do mundo, a Organização Mundial da Saúde apontou no último mês que é cedo para conclusões.

Fonte | Jornal Oeste  Foto | Reprodução

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)