Iniciativas oferecem conhecimento, oportunidade de trabalho e interação com a comunidade local

A Escola Estadual Bernardino Gomes da Luz, localizada em Colniza (1.065 km a Noroeste de Cuiabá), estará com as salas de aula, corredores e salas administrativas renovadas, a partir desta quarta-feira (18.03). Com a mão de obra de dois reeducandos da Cadeia Pública da cidade, foi possível pintar as paredes e ainda será feita a limpeza do pátio, por meio do projeto “Urbaniza Colniza”.

O trabalho começou no início de fevereiro e foi realizado de segunda a sábado. O calçamento da mesma escola também foi realizado por meio do projeto, desenvolvido em conjunto com o Conselho da Comunidade. Neste trabalho, os recuperandos contribuíram com a fabricação de blocos para as calçadas.

O diretor da unidade penal, Heitor Nogueira da Silva Neto, ressaltou a importância da parceria com a escola. “A diretoria conseguiu adquirir as tintas e os materiais necessários, mas não tinha condições de arcar com a mão de obra. Então, é uma iniciativa em que todos ganham, pois para os privados de liberdade é uma oportunidade de mostrar à sociedade que são pessoas capacitadas e capazes de produzir em benefício da sociedade”.

Atualmente, 14 dos 51 reeducandos da unidade prestam serviços extramuros. Os outros trabalhos, também dentro do projeto Urbaniza Colniza, incluem a manutenção de um campo da cidade, calçamento em torno do prédio do Fórum, entre outros.

De acordo com Heitor Nogueira, também há uma demanda junto à Prefeitura de Colniza, para envio de Projeto de Lei (PL) à Câmara Municipal que regulamente o pagamento de pecúlio aos reeducandos no caso de trabalho extramuros. “Não temos reincidência entre os que participaram do projeto, então o trabalho é importante para a ressocialização e também para a sociedade, que é beneficiada com os serviços”, frisa o diretor.

Foco em capacitação

Entre os dias 09 e 13 de março, de segunda a sexta-feira, dois recuperandos da Cadeia Pública de Colniza também participaram do curso de produção de derivados do leite, como queijo, requeijão, entre outros. Oferecida pelo Sindicato Rural em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a iniciativa teve carga horária de 40 horas semanais.

Foram ministradas aulas teóricas e práticas nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. De acordo com o diretor, além de oferecer conhecimento, há também a interação com a comunidade local. “Eles voltam animados não só por aprenderem coisas novas, mas também por conviverem com outras pessoas que não sejam do Sistema Penitenciário, isso é fundamental no processo de ressocialização”.

Fonte | Governo MT  Foto | Sistema Penitenciário

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)