Nada de trabalhar de segunda a sábado. A Zee.Dog, uma empresa do Rio de Janeiro, inaugurou este mês a semana com apenas 4 dias úteis, em formato de teste, por enquanto.

A folga será toda quarta-feira, para que os funcionários possam descansar, passear, ou fazer o que quiserem neste dia.

A empresa de produtos para animais de estimação é primeira do Brasil, e da América Latina, a copiar a receita de sucesso que melhorou a produtividade na Microsoft do Japão.

Lá, a redução de um dia inteiro da jornada na empresa de tecnologia mostrou um aumento 40% no faturamento por funcionário, na comparação mensal com ano anterior.

A a Zee.Dog espera caminhar na mesma direção.

Com um faturamento de R$ 100 milhões em 2019, a empresa teve uma média de crescimento de 54% ao ano desde sua fundação em 2012 por Thadeu Diz, Felipe Diz e Rodrigo Monteiro.

Quarta off

“Começamos a pesquisar formas de equilibrar a balança entre produtividade e qualidade de vida”, fala Drigo Monteiro, cofundador e CFO da Zee.Dog.

Eles decidiram eliminar as quartas-feiras para quase toda a equipe em lojas e na entrega de produtos – mantendo o modo antigo apenas para os times que não podem parar, como aqueles que lidam diretamente com o varejo.

O projeto chama-se #noworkwednesday.

“É um teste inicial para podermos medir o desempenho no primeiro mês. Queremos criar um ambiente onde todo mundo se ajuda e se estimula para ter mais produtividade”, fala Monteiro.

O cofundador acha importante que os funcionários tenham autonomia para administrar seu tempo e não cobrará deles como estão dividindo seu trabalho nos 4 dias úteis. A medição será de acordo com a entrega de cada time de projetos.

“Nossa preocupação é a mesma do que a expectativa: se der certo, comprova uma teoria incrível de que podemos ser mais produtivos em 4 dias. Se não der certo, a flexibilidade trará um aprendizado para melhoramos a produção”, diz o CFO.

Feriados

Um desafio inesperado para adaptar o projeto no Brasil foi a grande quantidade de feriados.

Nesse caso, como combinado com a equipe, não vale emendar: a quarta-feira será um dia de trabalho normal na semana de feriadão.

Fonte | Só Notícia boa  Foto | Zee.Dog/Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)