Para debater as ações e conduções estratégicas de alinhamento para o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19) no Estado, o Governo de Mato Grosso realizou, na manhã desta quinta-feira (12.03), no auditório Garcia Neto, o segundo encontro com os profissionais que integram a equipe do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT).

O encontro extraordinário reuniu membros da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), demais representantes das esferas municipais e autoridades do Ministério Público.

A ação faz parte do plano de atuação do COE-MT, que prevê a realização de encontros frequentes e extraordinários – a cada 15 ou 30 dias – para a tomada de decisões estratégicas ligadas ao monitoramento e combate à propagação do vírus que circula pelo mundo, já havendo a confirmação de 77 casos no Brasil, até o fechamento desta matéria.

“A medida em que os casos de coronavírus vão aumentando no Brasil, a situação vai se tornando mais preocupante. Provavelmente, hoje, o país passe dos 50 casos confirmados e, diante desta situação, precisamos atuar na atualização do planejamento da assistência para tratar dos casos da doença quando ela chegar em Mato Grosso”, explicou Gilberto Figueiredo, secretário de Estado de Saúde.

Além disso, o gestor da saúde explicou que uma das medidas que será realizada pelo Governo de Mato Grosso é o lançamento de um edital emergencial para a compra de insumos de estoque estratégico para o subsidio da Rede Estadual.

“Nós estamos trabalhando no planejamento de organização das equipes e preparando nossas unidades. O Governo de Mato Grosso vai lançar um edital de aquisição emergencial de insumos para o Laboratório Central do Estado e equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde. Ainda faremos uma reunião preventiva para identificar possíveis leitos de enfermaria e Unidades de Terapia Intensiva em hospitais privados. Estamos pensando em todas as possibilidades para, caso seja necessário, ampliar a assistência no Estado”, explicou o gestor.

Caso algum paciente tenha a confirmação de coronavírus em Mato Grosso e esteja em quadro leve ou moderado, os tratamentos serão realizados em domicilio e o doente ficará em quarentena, sendo monitorado por profissionais da saúde local. O protocolo do Ministério da Saúde determina que apenas pacientes em casos graves e críticos sejam encaminhados para os hospitais habilitados para o tratamento.

Sobre o cancelamento de eventos, aulas da rede de ensino ou expediente dos órgãos e secretarias, o Estado não possui casos confirmados e, por isso, ainda não há nenhuma recomendação para que sejam tomadas medidas de suspenção dessas atividades que, por hora, seguem normalmente em todo Estado.

Mesmo com a chegada da doença no Brasil, Mato Grosso não registrou a confirmação de nenhum caso positivo para infecção humana do novo coronavírus (Convide-19).  A afirmação é feita por parte dos profissionais da Secretaria Adjunta de Atenção e Vigilância em Saúde da SES, que atuou no monitoramento dos 12 casos investigados no Estado.

De acordo com a última nota informativa, que foi divulgada nesta quarta-feira (11.03), foram monitorados um total de 12 ocorrências suspeitas em pacientes de oito cidades: Alto Taquari (1), Cuiabá (4), Diamantino (1), Glória D’Oeste (2), Lucas do Rio Verde (1), Nova Mutum (1), Sinop (1) e Sorriso (1). Do total de 12 casos investigados, sete casos foram descartados e quatro foram excluídos por não preencherem os critérios de definição para COVID-19.

No final da tarde desta quinta-feira (12), será divulgada mais uma Nota Informativa com os números atualizados do novo coronavírus. O documento estará disponível no site da SES, que pode ser acessado pelo link: http://www.saude.mt.gov.br/informe/584 .

Recomendações cuidados básicos

·    Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

·    Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

·    Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

·    Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

·    Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

·    Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

·    Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; ·    Manter os ambientes bem ventilados;

·    Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

·    Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Fonte | Assessoria Governo MT
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)