Sonja Lyubomirsky, professora norte-americana e escritora explica em seu livro “A Ciência da felicidade” algumas razões pelas quais gestos de cortesia e generosidade nos torna mais felizes. Confira!

Desde pequenos somos ensinados que devemos ser boas pessoas, honestas, trabalhadoras, amorosas e dispostas a ajudar aqueles ao nosso redor. No entanto, podemos crescer acreditando que apenas as outras pessoas são beneficiadas por nossa empatia e gentileza.

Isso não é verdade. O hábito de ajudar os outros também faz nós mesmos felizes e até mesmo pode prolongar nosso tempo de vida, e podemos ter essa comprovação através da psicologia.

Ela explica que quando somos gentis e generosos, enxergamos as pessoas ao nosso redor com mais positividade e benevolência, e que isso promove um senso de independência e cooperação na comunidade.

Também explica que fazer o bem alivia a culpa, o sofrimento e o mal-estar sobre as dificuldades de outras pessoas e nos faz valorizar ainda mais tudo aquilo que temos.

Sonja acrescenta que a cortesia tem um papel fundamental no autoconhecimento. Quando somos generosos, passamos a nos enxergar como boas pessoas, e essa nova identidade pode nos ajudar a sermos mais confiantes sobre nossos valores e sobre o controle que exercemos em nossas próprias vidas.

Tudo isso nos estimula a desenvolver habilidades, através de cursos e especializações, que nos permitam fazer gestos de caridade de forma mais completa.

Um dos fatores mais importantes na ligação entre cortesia e felicidade para Sonja são as consequências sociais do ato. As pessoas são gratas e tendem a gostar daqueles que as ajudam, e também estão dispostas a retribuir essa ajuda quando necessário.

Nesse sentido, as gentilezas ajudam a satisfazer uma das necessidades mais básicas do seres humanos: se conectarem positivamente com aqueles ao seu redor. Nesse momento, Sonja cita um experimento sobre cortesia que realizou em seu laboratório.

No experimento, os estudiosos mediram o nível de gentileza dos participantes, como esse comportamento impulsionou sua felicidade durante dez semanas, e o nível de gratidão que perceberam nas pessoas que ajudaram.

Os resultados mostraram que o que mais deixou os participantes felizes em ajudar outras pessoas foi a gratidão que receberam em retorno.

A professora também cita outro estudo muito interessante. Nesse estudo, 5 mulheres portadoras de esclerose múltipla foram voluntárias para apoiar outros 67 pacientes com a mesma condição por um período de 3 anos.

Elas foram treinadas em escuta ativa e piedosa e orientadas a ligarem para essas pessoas durante 15 minutos uma vez por mês. Ao decorrer desses 3 anos, as voluntárias afirmaram que seus sentimentos de satisfação e autossuficiência aumentaram muito, além de se envolverem em mais atividades e sentirem-se menos depressivas.

Essas mulheres relataram que passaram a deixar os próprios problemas, de lado de uma maneira positiva, se relacionaram melhor com outras pessoas e aceitaram melhor a si mesmas e a própria doença.

Como podemos perceber, a empatia e a atitude de ajudar uma pessoa realmente pode nos transformar de dentro para fora, e fazer de nós pessoas melhores e mais felizes.

No entanto, precisamos garantir que os nossos gestos sejam verdadeiros, precisamos nos comprometer com a bondade de verdade, para que as outras pessoas não imaginem que estão sendo usadas ou que são um fardo.

A bondade e a pureza verdadeira são pagas da melhor maneira possível.

Sempre que desejamos e lutamos pela felicidade do outro, acabamos por construir a nossa também, em união somos capazes de chegar muito longe.

Palavras de amor e atitudes de carinho nunca voltam vazias, seja pela lei do universo ou pela ciência, sempre colhemos benefícios quando escolhemos deixar o nosso egoísmo de lado e doar nosso tempo e atenção para aqueles que realmente precisam.

Portanto, comece hoje mesmo a pensar no que você pode fazer para ajudar as pessoas ao seu redor. Certamente a felicidade chegará muito mais rápido até a sua vida.

Ajudar outras pessoas é o caminho mais rápido até a nossa vida dos sonhos.

Fonte e Foto | O Segredo
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)