Post foi publicado na quarta-feira (4) e apagado nesta sexta (6) após criticas. Órgão disse que campanha tinha objetivo de apoiar mulheres com medo de dirigir.

“Mulher, você poder se o que quiser! Inclusive, uma boa motorista. Acredite na sua força!” A mensagem fazia parte de uma campanha do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo (8).

O post foi publicado na quarta-feira (4) e apagado nesta sexta (6) depois de gerar revolta. Alguns comentários citaram que os textos eram pejorativos, preconceituosos e machistas. A postagem foi feita em uma rede social do órgão, e incomodou mulheres e homens.

Em nota, assinada pela assessoria de comunicação do Detran-AC, depois da repercussão negativa, o órgão justificou que a campanha tinha a ideia de homenagear todas as motoristas, inclusive, as mulheres que têm medo de dirigir. “Publicamos em nossos stories de Facebook e Instagram alguns cards ilustrativos com temáticas relacionadas a mulheres ao volante”, disse.

O Detran-AC iniciou a campanha durante a semana com mensagens de apoio e relatos de mulheres ao volante. A ideia, da postagem em específico, segundo o órgão, era apoiar as mulheres que têm medo de dirigir.

Mulheres se sentiram ofendidas por campanha de homenagem do Detran — Foto: Reprodução/Facebook

Mulheres se sentiram ofendidas por campanha de homenagem do Detran — Foto: Reprodução/Facebook

Após a repercussão negativa, a publicação foi apagada e a assessoria de comunicação do órgão divulgou uma nota.

“Quando eu vi isso aí, eu jurava que era mais um fake news… Oremos”, disse uma internauta.

“É sério isso? Não dá para acreditar”, duvidou a outra.

Assessoria de comunicação do órgão pediu desculpas pela postagem e retirou publicação — Foto: Reprodução/Facebook

Assessoria de comunicação do órgão pediu desculpas pela postagem e retirou publicação — Foto: Reprodução/Facebook

Pejorativa e preconceituosa

A jornalista e ativista Maria Meireles foi uma das mulheres que não gostou da campanha e se manifestou contra. Ao G1, Maria disse que a campanha reforça a ideia de que o machismo é naturalizado, de que mulher não sabe dirigir, mas que se houver esforço ela consegue.

“Deram uma justificativa, inclusive, a moça que fez a postagem falou comigo e disse que a proposta era incentivar as mulheres que têm medo de dirigir. O que me choca é que uma propaganda pejorativa reforça o preconceito de que mulher não sabe dirigir passe pela instância superior, alguém tem que avaliar aquilo”, criticou.

Ao G1, a presidência do Detran informou que a publicação não foi submetida à análise do Conselho Diretor do órgão.

Maria citou ainda o estudo do Monitor da Violência, ferramenta exclusiva do G1, que revelou, mais uma vez, que o Acre é um dos estados mais violentos para as mulheres. O estado lidera a taxa de feminicídios e assassinatos de mulheres do país.

“É um absurdo que um estado como o Acre, pequeno, seja recorde em feminicídio e assassinatos de mulheres. Então, no lugar de investir sempre em campanhas pejorativas e que reforça o preconceito de gênero, o Estado deveria visar propostas para rever isso, porque estamos morrendo todos os dias por ser mulher”, diz.

Objetivo de homenagear; veja a nota

A Assessoria de Comunicação do Detran Acre iniciou uma campanha em alusão à semana da mulher, nesta campanha tínhamos o objetivo de representar todas as mulheres no trânsito, inclusive as muitas mulheres que têm medo de dirigir.

Na campanha, publicamos em nossos stories de Facebook e Instagram alguns cards ilustrativos com temáticas relacionadas a mulheres ao volante.

Na mesma semana produzimos um material sobre uma mulher que obteve a ajuda do Detran-AC para passar em sua prova teórica de direção e ainda não conseguiu passar na prova prática. Baseada nessa história e em outros relatos, decidimos produzir mensagens de incentivo e apoio a estas mulheres.

Entretanto, algumas mulheres se sentiram ofendidas com o teor da publicação e decidimos retirar do ar, porém, nossa intenção foi fazer com que esse nicho de mulheres que têm medo de dirigir se sintam também representadas e apoiadas.

Fonte | G1   Foto | Reprodução Internet

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)