Segundo Secretaria de Saúde do DF, mulher de 52 anos apresenta ‘síndrome respiratória aguda severa, em função de doença crônica preexistente’. Caso foi confirmado por contraprova na noite de sábado (7).

A mulher de 52 anos que testou positivo para o novo coronavírus no Distrito Federal está em estado grave e respira com a ajuda de aparelhos. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) em boletim divulgado no início da tarde deste sábado (7).

Segundo a pasta, a paciente apresenta “síndrome respiratória aguda severa, em função de doença crônica preexistente”. Ela está isolada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), unidade de referência para casos suspeitos do vírus na capital.

Na noite de sábado, o Ministério da Saúde informou que a contraprova feita pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, confirmou que a mulher foi infectada pelo coronavírus.

A pasta não informou qual é a doença preexistente que agravou o quadro de saúde da mulher. Segundo a secretaria, “a paciente está sob cuidados intensivos da equipe multidisciplinar, enquanto se aguarda resultado da contraprova das amostras encaminhadas para laboratório de referência, de acordo com as normas técnicas recomendadas pelo Ministério da Saúde”.

Viagem à Europa

A mulher de 52 anos foi internada em um hospital particular na quarta-feira (4) e o primeiro teste feito no local indicou o Covid-19. Ao procurar a unidade de saúde, ela apresentava sintomas como febre, tosse e secreções. Na madrugada de sexta, ela foi transferida para o Hran.

A paciente esteve na Inglaterra e na Suíça no mês passado e chegou à capital no dia 26 de fevereiro, já com sintomas. Antes de pousar em Brasília, a mulher fez uma parada em São Paulo.

Segundo a Secretaria de Saúde, ela não usou máscaras durante os voos. Os passageiros que sentaram nas fileiras próximas a ela serão monitorados. Duas pessoas que tiveram contato direto com a mulher já estão sendo acompanhadas.

Casos suspeitos no DF

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1
Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1

Em boletim divulgado na sexta-feira (6), o Ministério da Saúde afirmou que há 36 casos suspeitos do novo coronavírus no Distrito Federal. Outros 13 foram descartados.

O número total de suspeitas cresceu 80% em um dia. Até quinta-feira (5), eram 20 casos contabilizados pelo MS em Brasília.

Estado de emergência

A saúde do DF está em estado de emergência por conta do novo coronavírus. A medida foi decretada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) por “risco de pandemia”.

Devido ao novo vírus, a campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada. Na capital, os trabalhos começam em 23 de março. Inicialmente, a previsão era de que o início seria apenas na segunda quinzena de abril.

Letalidade

Ainda não há um percentual oficial de letalidade por Covid-19. Até a última segunda-feira (2), a taxa de letalidade era de 3,5% na China, segundo dados da OMS, e, fora do território chinês, a taxa registrada foi de 1,5%.

Como evitar o contágio

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Fonte | G1  Foto | Reprodução

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)