Três pesquisadores norte-americanos irão se juntar a professor do campus de Sinop da UFMT para levar informações e debater diversos temas ligados à agricultura que poderão auxiliar os produtores rurais mato-grossenses no momento das tomadas de decisões.

Conhecimento técnico-científico e inovações tecnológicas acerca de solo, clima, entomologia, dentre outros assuntos envolvendo a agricultura serão abordados durante a Norte Show, que ocorre entre os dias 21 e 24 de abril, em Sinop. O evento contará com a participação de especialistas da Universidade de Minnesota e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Diversos assuntos serão tratados em meio as palestras programadas para a edição de 2020 da Norte Show. Entre os palestrantes estão três especialistas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, que não só levarão informações sobre solo, clima, entomologia, entre outros para os produtores mato-grossense, mas, como também irão trazer experiências acadêmicas que estão sendo desenvolvidas no país norte-americano e sendo colocadas em prática no campo.

Conforme Daniel Carneiro de Abreu, professor e coordenador do AgriSciences (agrisciences.org.br) no Projeto Profissionais do Campo (UFMT-Sinop, SENAR-MT, Universidade de Minnesota e UNISELVA), a escolha dos especialistas norte-americanos ocorreu por meio de recomendações e reuniões com os organizadores da Norte Show.

A palestra voltada para a agricultura está programada para o dia 23 de abril e será ministrada por Daniel Carneiro de Abreu juntamente com os especialistas da Universidade de Minnesota Michael Schmitt, professor do Departamento de Solo, Água e Clima, David Nicolai, coordenador do Instituto de Profissionais Agrícolas, e Robert Koch, especialista do departamento de Entomologia.

“Queremos durante a palestra fornecer conhecimento técnico-científico não tendenciosos, baseado em pesquisa, para melhorar a tomada de decisão no campo, aproximando produtores rurais, profissionais e jovens do meio rural do conhecimento acadêmico, da produção científica e da inovação tecnológica geradas pelas Universidades e Centros de Pesquisa”, pontua Abreu.

O EVENTO

A Norte Show está em sua terceira edição e é hoje a maior feira do agronegócio do norte de Mato Grosso. O evento, que ocorre no Parque de Exposições da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte), reúne produtores rurais de diversas regiões de Mato Grosso e estados vizinhos, especialistas, estudantes e empresas voltadas para a atividade do agronegócio.

Até o momento mais de 230 expositores confirmaram presença, superando 800 marcas participantes, e de acordo com o presidente da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte), Olvide Galina, o objetivo da feira não é a apenas a realização de negócios, mas, principalmente, levar conhecimento para o produtor rural e que tal conhecimento o ajude nas tomadas de decisões em seus negócios.

A Norte Show é uma realização da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte) e do Sindicato Rural de Sinop. Os patrocinadores e apoiadores desta edição são: Inpasa, Mocelin, Blindex, John Deere, Fertilizantes Tocantins, Ucayali, Aprosoja Mato Grosso, Senar-MT, Famato, Acrimat, Nelore MT, Fertipar, Guarapari, Sicredi, Jhonrob, Inviolável, Ascia Mitsubishi.

Fonte e Foto | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)