Devido às chuvas fortes alguns moradores tiveram que sair às pressas das casas por causa dos alagamentos.

Os moradores de Paranatinga, a 411 km de Cuiabá, estão tendo prejuízos com às chuvas fortes na região. No domingo (1º), uma chuva forte causou alagamentos. Um dos rios que cortam a cidade transbordou e provocou alagamentos nos bairros que ficam em áreas mais baixas.

Segundo uma funcionária da prefeitura, devido às chuvas fortes alguns moradores tiveram que sair às pressas das casas por causa dos alagamentos.

Moradores ficaram ilhados por causa de alagamentos provocados por rio que transbordou depois de chuva forte — Foto: Paratinga News/Reprodução

Moradores ficaram ilhados por causa de alagamentos provocados por rio que transbordou depois de chuva forte — Foto: Paratinga News/Reprodução

De acordo com o Instituto de Meteorologia (Inmet), não tem como contabilizar o volume de chuva e se está chovendo acima do normal, porque a estação que mede a chuva na região está com problemas técnicos.

Moradores disseram que os rios que cortam a cidade estão com o nível alto e por isso podem transbordar e, com isso, alagar a cidade como já aconteceu recentemente nos últimos dias.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão de chuva para os próximos dias em Paranatinga é de 80%.

A umidade relativa do ar deve variar entre 65% e 85%. Já as temperaturas ficam entre 20°C e 32°C.

Rio transbordou e chácara ficou alagada depois de chuva forte — Foto: Arquivo pessoal

Rio transbordou e chácara ficou alagada depois de chuva forte — Foto: Arquivo pessoal

Em Campo Novo do Parecis, a 397 km da capital, a população também enfrentou problemas com alagamentos. As chuvas do fim de semana trouxeram transtornos para alguns moradores.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, no sábado (29), choveu quase 200 milímetros na cidade. Ruas e avenidas dos bairros ficaram alagados. Moradores do Bairro Jardim Palmeiras tiveram trabalho para recuperar ou tentar salvar os móveis que ficaram submersos.

Os bombeiros utilizaram tijolos para suspender os móveis. Uma família precisou ser desalojada e teve que ir para um hotel da cidade. Os oficiais disseram que os alagamentos são recorrentes.

A prefeitura de Nova Brasilândia, a 223 km de Cuiabá, decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas na região que danificaram pontes e deixaram comunidades ilhadas. O decreto foi publicado no Diário Oficial no dia 14 de fevereiro deste ano.

Fonte e Foto | G1 

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)