Desde o início de fevereiro acontece no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Conjunto São José, às sextas-feiras, das 7h30 às 9 horas, o Grupo Doenças Crônicas Articulares, que acolhe pessoas de todas as idades que precisem de orientação sobre esse tipo de enfermidade e é conduzido pela equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf).

“A concepção deste trabalho surgiu a partir de questões que eu recebia dos integrantes do Grupo de Hipertensos e Diabéticos, o Hiperdia, nas caminhadas que eles realizam no Conjunto São José e das quais eu participava. Então, percebendo que suas dúvidas giravam em torno de doenças que, em sua maioria, são crônicas, para ajudá-los surgiu esse projeto”, conta Claudine Oliveira, que é fisioterapeuta do Nasf e a idealizadora do Doenças Crônicas Articulares.

Até agora, já ocorreram três encontros. “Cada semana tem um assunto que eles apontaram como pauta. Nessa primeira turma são 30 membros. Iniciamos com uma roda de conversa em que eles expuseram as dores e as enfermidades sobre as quais gostariam de saber como lidar melhor. Assim, fizemos uma lista e a cada semana tratamos de um desses assuntos. Na segunda reunião, aproveitando o Fevereiro Roxo, falamos sobre fibromialgia e lúpus. E, desta última vez, convidamos uma farmacêutica para orientá-los sobre cuidados no consumo de remédios”, comenta Claudine.

Artrite e artrose, osteoporose, tendinite e bursite, lombalgia, patologias da coluna, problemas do joelho e reumatismo estão entre os tópicos elencados pelos participantes dessa primeira turma, segundo a fisioterapeuta. “Além de dar orientações e explicações a respeito dos temas, também ensinamos exercícios para amenizar as dores”, relata a profissional do Nasf, que enfatiza que o sedentarismo é fator prejudicial à saúde.

Outra turma no Conjunto São José deve começar as atividades no segundo semestre, mas suas inscrições já estão abertas e podem ser feitas no PSF do bairro. E, com início previsto para março, está sendo montada uma turma no Jardim Santa Clara, cuja matrícula pode ser realizada no PSF local. Os interessados precisam apresentar documento de identificação com foto, carteira do SUS atualizada e comprovante de endereço.

Fonte | Assessoria  Foto | Divulgação
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)