Cleiton Gomes da Silva, de 45 anos, foi preso há mais de dois meses. Justiça determinou a instauração de Incidente de Insanidade Mental para averiguar se, de fato, ele tem transtornos mentais como a defesa alega.

O professor Cleiton Gomes da Silva, de 45 anos, acusado de tentar matar a diretora da Escola Municipal Daniel Paulista Campos, em Rondonópolis, Rosileide Vaz da Silva, em novembro do ano passado, conseguiu a liberdade. A Justiça revogou a prisão preventiva dele no dia 12 deste mês.

Ele estava preso desde novembro do ano passado.

A defesa do acusado alegou que ele é portador de enfermidade crônica e permanente e que faz uso contínuo de medicamento controlado por causa de problemas psiquiátricos.

A prisão preventiva foi substituída pelas seguintes medidas cautelares:

  • comparecimento mensal em Juízo para informar e justificar suas atividades;
  • obrigação de manter atualizado o seu endereço, comunicando, imediatamente, ao juízo qualquer alteração;
  • comparecimento a todos os atos do processo;
  • afastamento da unidade de ensino onde ocorreu o fato;
  • proibição de manter contato com a vítima e testemunhas;
  • monitoramento eletrônica (uso de tornozeleira eletrônica);
  • acompanhamento médico necessário, com comprovação mensal perante o juízo de primeira instância.

Na decisão do juiz Wagner Plaza Machado Junior, da 1ª Vara Criminal de Rondonópolis, consta que os atestados médicos apresentados exclusivamente pela defesa apontam a existência de indícios de que o acusado sofra de alguma moléstia mental.

No entanto, a Justiça determinou a instauração de um Incidente de Insanidade Mental. Com isso, o réu deve passar por exame psiquiátrico na Coordenadoria de Medicina Legal – Divisão de Neuropsiquiatria Forense, em Cuiabá, acompanhado de um membro da família dele.

O crime

O caso ocorreu por volta de 7h (horário de Mato Grosso) do dia 29 de novembro, na escola localizada no Bairro Residencial Margaridas.

De acordo com a PM, ele entrou na sala da diretora, colocou uma mesa na porta para impedir a saída da vítima e tirou uma faca da bolsa.

Rosileide Vaz da Silva — Foto: Facebook/Reprodução
Rosileide Vaz da Silva — Foto: Facebook/Reprodução

Em seguida, Cleiton esfaqueou a vítima, mas foi contido por outra funcionária. A testemunha conseguiu tirar a mesa da porta e gritou por socorro.

Escola Municipal Daniel Paulista Campos — Foto: Assessoria
Escola Municipal Daniel Paulista Campos — Foto: Assessoria

Outras pessoas entraram na sala, tiraram a faca da mão do suspeito e socorreram a diretora. O professor foi imobilizado por testemunhas e pela Polícia Militar.

Segundo a Polícia Militar, Cleiton tentou trancar a porta para impedir a entrada de outras pessoas. A diretora foi atingida por, pelo menos, três golpes de faca no ombro no cotovelo e nas mãos.

Rosileide foi levada às pressas ao posto de saúde do bairro e transferida ao Pronto Atendimento. Ela teve diversos ferimentos pelo corpo. Ele foi liberada dias depois.

Fonte | G1  Foto Destaque | PMMT

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)