O telefone celular é uma das maiores invenções da história da humanidade, sendo usado em várias tarefas diárias e até para entreter as crianças.

Devido a esse uso peculiar, o telefone celular recebeu o nome jocular de “babá inteligente” ou “chupeta digital”, graças ao fato de os pais usarem esse dispositivo para distrair seus filhos .

Para acalmá-los durante uma birra ou para fazer as crianças ficarem quietas e permitir que seus pais trabalhem em casa ou descansem. O telefone celular se tornou lentamente a ferramenta preferida para distrair e divertir os pequenos da casa.

Seu uso “eficaz” como distrator levou muitos pais ao redor do mundo a procurar o telefone celular para tranquilizar, negociar e subjugar seus filhos. No entanto, essa atividade “inocente” é um risco para os pequenos, a ponto de representar uma ameaça ao seu desenvolvimento, dizem os psicólogos.

Embora muitas pessoas questionem o alarme de especialistas para essa situação cada vez mais comum em residências. A verdade é que a dependência celular tem seus efeitos mesmo nos menores.

O celular aliado ou inimigo das crianças?

Para muitos adultos, o telefone celular é a ferramenta perfeita para entreter as crianças, devido às suas muitas funções, jogos e aplicativos. Algumas delas são destinadas ao conhecimento, com atividades recreativas que podem ser úteis para educar e revisar em casa.

No entanto, todos os seres humanos exigem certos processos biológicos naturais para alcançar um desenvolvimento saudável desde a infância até a idade adulta. Esse processo inclui a interação e o relacionamento entre pais e filhos, um elo afetado pela presença do telefone celular na vida das pessoas.

E é que as atividades normais do dia-a-dia, como conversar, brincar, discutir, comer e ensinar, são interações que todas as crianças precisam fazer com os pais. Isso o ajuda a se desenvolver como indivíduo e a fortalecer os laços com os familiares, uma atividade que não pode ser substituída por dispositivos eletrônicos.

Além disso, ao usar o telefone celular como uma distração das birras de seus filhos, você afeta o desenvolvimento da paciência e o controle da frustração.

Porque, ao eliminar o que a aflige ou desafia (nesse caso, a razão da birra), você impede que a criança aumente seu nível de paciência e tolerância. Enquanto no caso da frustração, é um sentimento que toda pessoa deve experimentar em sua vida, para fortalecer sua determinação sobre o que realmente deseja fazer.

Para evitar esse efeito negativo, lembre-se de que o mais importante é o vínculo entre uma criança e seus pais. Os dispositivos eletrônicos são um método de entretenimento e, somente isso, não podem se tornar a substituição de pais ou professores na vida das crianças, sem consequências para isso.

Fonte | Educadores Live    Foto | Reprodução Internet
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)