A educação inclusiva traz a união da escola regular com a escola especial, promovendo a inclusão dos alunos com qualquer tipo de deficiência ou transtorno, ou com altas habilidades. Acreditando nessa proposta como proveitosa para todos, a Prefeitura Municipal é parceira do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis no Curso de Educação Inclusiva.

Voltado para professores e alunos da Licenciatura do IFMT de Tangará da Serra, Cáceres, Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, tal como Assessoria Pedagógica da Secretaria do Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Faculdade IBG e Associação Rondonopolitana de Pessoas com Transtorno Autista (ARPTA), o curso acontece de quarta-feira (5) até sexta-feira (7) no Auditório do Paço Municipal.

Essa ação da Extensão do Campus Rondonópolis tem como objetivo a capacitação dos profissionais para desenvolvimento de ações com a temática da Educação Inclusiva de diversos transtornos e deficiências, entre eles, Autismo, TDAH, TOD, Deficiência Intelectual, Paralisia Cerebral, Disgrafia, Disortografia, Dislexia e Dispraxia.

Abrindo a programação, o Prof. Dr. Eugênio da Cunha concedeu, na tarde desta quarta, a palestra intitulada ‘Aprendizagem e Afeto’ apresentando, de acordo com a divulgação, “metodologias de construção de um currículo inclusivo, estágios da aprendizagem discente, etapas da atuação docente, afeto e aprendizagem, práticas de ensino e propostas de atividades para escola e família”.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Carmem Monteiro, o curso vem de encontro com a atuação dos profissionais na rede de ensino de Rondonópolis, uma vez que a inclusão é ofertada desde 2009, atualmente atendendo 350 alunos, sendo 140 autistas.

“Estamos sempre buscando parceria com instituições de ensino na questão da formação dos nossos profissionais que trabalham com educação especial.  É muito importante o aperfeiçoando dos nossos professores que fazem o atendimento educacional especializado para enriquecer o conhecimento dos educadores, melhorando a atuação deles com as crianças da rede. Assim, estamos garantindo uma inserção das crianças dentro da sociedade como um todo que é a educação inclusiva de fato e direito”, pontuou Carmem.

O curso faz parte de uma ação da Extensão do Campus Rondonópolis com o objetivo de capacitar professores das redes de educação de Rondonópolis e região para a temática da Educação Inclusiva.

Fonte | Assessoria  Foto | Wheverton Barros
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)