Miguel de Carvalho Viera foi submetido ao procedimento no HCM de São José do Rio Preto (SP) após receber o órgão de uma criança de 9 anos.

Comer pizza de calabresa e soltar pipa. Esses são os desejos do pequeno Miguel de Carvalho Viera, de 5 anos, que acabou de ser submetido a um transplante de coração no Hospital da Criança e da Maternidade (HCM), em São José do Rio Preto (SP).

“Isso é o que ele mais quer. Ele já está pedindo para as equipes médicas, que estão fazendo o acompanhamento dele”, afirma a mãe do menino, Taís Ellen de Carvalho.

A cirurgia foi realizada na sexta-feira (31). Miguel tinha sido diagnosticado com taquicardiomiopatia, uma disfunção do coração secundária à arritmia, que faz com que o órgão perca a força de contração e aumente de tamanho.

Taís afirma que o filho era muito ativo e fazia todas as atividades normais exercidas por uma criança. Contudo, ele começou a sentir sintomas de uma forte gripe e passou por exames solicitados por uma médica.

“Ela pensou que fosse pneumonia, mas descobrimos que o coração dele estava maior do que o normal. Levamos um susto porque não conhecíamos a doença”, diz a mãe.

Pequeno Miguel recebendo um abraço da mãe Taís no Hospital da Criança e da Maternidade de Rio Preto — Foto: Divulgação/HCM
Pequeno Miguel recebendo um abraço da mãe Taís no Hospital da Criança e da Maternidade de Rio Preto — Foto: Divulgação/HCM

O caso era bem grave e não tinha tratamento. Por correr risco de morte, Miguel precisou ficar internado cerca de quatro meses aguardando na fila de espera para receber um coração que fosse compatível com o dele.

“Chegamos a pensar que ele não aguentaria. Às vezes, ele passava muito mal, além de precisar ficar sem comer certos alimentos e até a andar”, relembra a mãe.

O órgão que o menino precisava veio de outro estado e foi doado por uma criança de 9 anos. Médicos do HCM viajaram até Itajaí (SC), cidade localizada a 900 quilômetros de distância, para trazê-lo a Rio Preto.

Como o período entre a retirada do coração e do transplante deve ser de no máximo quatro horas, um helicóptero e um jato foram mobilizados.

“Nós ficamos muito felizes. Queremos agradecer muito a família da outra criança, que em um momento de dor, decidiu de doar os órgãos. Eles salvaram não só o Miguel, mas outras crianças também”, diz Taís.

Avião transportou coração para Rio Preto — Foto: Reprodução/TV TEM
Avião transportou coração para Rio Preto — Foto: Reprodução/TV TEM

Cirurgia

O transplante durou cerca quatro horas e foi considerado um sucesso por Ulisses Croti, cirurgião cardíaco e chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do HCM.

Este foi o sexto transplante de coração desde a inauguração do hospital, ocorrida em 2013. Ele também foi o oitavo procedimento em criança na história do complexo Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto (Funfarme), já que o Hospital de Base havia realizado dois antes de 2013.

Miguel já está respirando sem ajuda de aparelhos e se alimentando com uma dieta líquida, à base de gelatina, água e chá. Ele segue consciente e interagindo com a equipe.

“Foi uma sensação de alívio, tirou uma pressão sobre a gente e choramos muito. Todo mundo chorou, inclusive pessoas que não eram da nossa família. Foi muito gratificante ver ele bem”, diz a mãe.

“Eu não sabia que daria tanta repercussão. Recebemos ligações de pessoas desconhecidas, dizendo que estavam rezando pela recuperação do Miguel”, complementa Taís.

Miguel com os pais em um quarto do hospital de Rio Preto — Foto: Divulgação/HCM
Miguel com os pais em um quarto do hospital de Rio Preto — Foto: Divulgação/HCM

O pequeno ainda permanecerá em isolamento por cerca de 30 dias, mas exames feitos pelos médicos comprovaram que o coração transplantado está batendo no ritmo adequado.

“Ele está ótimo. No primeiro dia, já pediu para comer gelatina e segue progredindo cada vez mais. Quando ele sair, queremos voltar para Pereira Barreto. Muita gente está querendo vê-lo. Só temos a agradecer”, conta a mãe.

Menino que recebeu coração em transplante já está respirando sem aparelhos em Rio Preto — Foto: Divulgação/HCM
Menino que recebeu coração em transplante já está respirando sem aparelhos em Rio Preto — Foto: Divulgação/HCM

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)