Reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (28), na Prefeitura de Rondonópolis, da qual participaram, além das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Cultura, representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental e da comunidade da Rodovia do Peixe, definiu as diretrizes para a realização da Barcada Rio Vermelho.

Previsto para ocorrer no primeiro sábado do mês de março, saindo do Cais, no início da manhã, e com percurso em direção à Gleba Rio Vermelho, o evento agrega embarcações que se encontram para, durante as quatro horas do passeio, aproveitarem a paisagem, a fauna e a flora disponíveis ao longo do leito do rio. “Os condutores dos barcos devem ter a carteira de habilitação para conduzir esse tipo de veículo emitida pela Marinha e usar o equipamento de proteção estipulado pelo regulamento de segurança de navegação”, lembra o Secretário de Cultura, Humberto de Campos.

Aproveitando um dos maiores cartões-postais de Rondonópolis, a intenção dos organizadores da barcada é aproximar a população desse patrimônio natural de que a cidade dispõe para que usufruam de momentos de lazer sobre as águas do Rio Vermelho.

“Muitas vezes, há oportunidades que a natureza nos oferece e que passam despercebidas na correria do dia a dia. Então, queremos incentivar as pessoas a adotarem o Rio Vermelho como uma opção de diversão e entretenimento. E, na chegada, aqueles que quiserem almoçar podem apreciar a culinária variada que existe nos restaurantes da Rodovia do Peixe, com cardápios bem típicos que incluem pequi, farofa de banana e peixes, entre outros sabores locais”, pontua Noemia Oliveira, responsável pelo Setor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Araras, quero-queros, papagaios, patos, garças, pica-paus e as mais variadas espécies de aves integram o cenário emoldurado pelo verde da mata que cerca as margens das águas fluviais. Esse ambiente permite que os passageiros das embarcações estreitem a intimidade com a fauna e a flora presentes.

Sendo uma ferramenta de conscientização ambiental, o passeio ecológico desenvolve nos participantes a integração com o meio ambiente e a noção de sustentabilidade, conforme defende o secretário de Cultura: “Esse é um momento de vermos a cidade a partir do rio, porque a gente normalmente vê o rio a partir da cidade. É também uma forma de sensibilizar o público para questões sobre o meio ambiente, criando um espaço de contemplação desse espetáculo peculiar que o Rio Vermelho proporciona, com o diferencial que é o seu leito vermelho, e cercado por ipês e toda a vegetação do cerrado, além dos cardumes que se deslocam ao longo do corredor do rio”.

Antes do evento está planejada para meados de fevereiro outra reunião para arrematar os preparativos, segundo Noemia. “A barcada acontece em março, no final do período das chuvas, para aproveitarmos o nível da água, já que nessa época o rio está cheio”, explica ela.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)