Dezenas de bairros de cidade e também algumas regiões da zona rural de Rondonópolis estão equipadas com academias populares. Criadas para proporcionar um local para a prática esportiva gratuita para adultos e idosos, as academias têm virado também ponto de encontro de famílias no fim da tarde e principalmente nos finais de semana.

Nos últimos três anos, a Prefeitura investiu na aquisição de 42 novas academias, sendo que dessas 22 já foram instaladas e estão contribuindo para a promoção da saúde da população que pode utilizar os equipamentos para trabalhar a parte física, motora e muscular em diversos tipos de exercícios.

Também é preocupação da Prefeitura manter as academias antigas em pleno funcionamento e para isso contratou uma empresa que já fez a reforma de 35 academias em diversas regiões da cidade, algumas deterioradas pela ação do tempo e outras danificadas pelos próprios usuários.

Mais 20 unidades devem ser montadas em bairros onde a população têm pouco acesso à esses espaços de lazer. Após a definição dos locais, muitos solicitados pela própria população por meio dos vereadores, é contratada a obra de construção de base de concreto e depois disso a empresa fornecedora dos equipamentos faz a instalação.

A gerente do departamento de Obras e Urbanismo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Bruna da Silva, informou que após a instalação de diversas academias, uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está sendo estruturada para que seja desenvolvido um projeto de arborização ao redor das academias, garantir maior conforto para quem pratica os exercícios.

A ideia é tornar o espaço mais agradável possível, visto que famílias inteiras têm ficado nesses locais para momentos de lazer. Outra preocupação é que a população idosa também possa utilizar esses equipamentos púbicos para contribuir com a melhoria da saúde de forma que possam utilizar as academias durante o dia.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)