Alunos da rede estadual de ensino voltaram a lotar as salas de aula a partir desta segunda-feira (6) para finalizar o ano letivo de 2019, que foi interrompido durante a greve dos profissionais da educação. Eles seguem até 12 de março. Vale ressaltar que o calendário sofreu várias alterações, incluíndo no período de Matrícula Web para novos estudantes.

Alunos uniformizados no início de janeiro pelas ruas da cidade causaram estranheza para quem saiu cedo de casa. Acontece que após um recesso, iniciado em 20 de dezembro, estudantes voltam às escolas para finalizar o ano letivo de 2019.

Consta no calendário que as aulas saguem até 13 de março. Haverá uma semana de preparação para o então ano letivo de 2020, que será iniciado em 23 de março.

A alteração do calendário é resultado da maior greve da Educação estadual em Mato Grosso, foram 75 dias paralisados, mesmo com decisões judiciais obrigando a retomada das aulas.

Como o calendário começa com atraso com relação das demais escolas que não aderiram ao movimento grevista, o ano letivo de 2020 só será finalizado em 14 de janeiro de 2021.

Para as escolas que não aderiram ao movimento grevista, as aulas começam em 03 de fevereiro, com término previsto para 11 de dezembro de 2020.

Calendário escolar 2020 foi publicado em diário oficial em novembro. Para acessar, clique aqui.

Matrículas

Começa nesta terça-feira (7), o período de Matrícula Web para novos estudantes na rede estadual de ensino. As matrículas devem ser feitas no site da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Mas, conforme o calendário, a terça-feira (7) será de matrículas para as duas creches estaduais em Cuiabá. Já de 09 a 13 de janeiro, para as unidades que iniciam o ano letivo em fevereiro, ou seja, para as escolas que não aderiram a greve.

Já para as unidades que fizeram adesão ao movimento grevista, as matrículas acontecem de 03 a 09 de março.

Fonte | Gazeta Digital

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)