Tendo como marca de trabalho a luta incansável pelo fortalecimento da educação, o deputado estadual Thiago Silva (MDB), marcou o primeiro ano na Assembleia Legislativa de Mato Grosso também trabalhando pela melhoria da infraestrutura, agricultura familiar e na implantação de projetos sociais.

Iniciou o mandato lutando pela retomada de várias obras paralisadas em escolas estaduais. Exemplo das escolas Emanuel Pinheiro e Marechal Dutra. A meta agora é destravar a Obra da escola do bairro Maria Tereza, abandonada pelo governo anterior e a construção de 02 escolas, nos bairros Mathias Neves e Alfredo de Castro.

Na área da infraestrutura, Thiago Silva foi destaque com a indicação nº 116/2019 para recuperação do Anel Viário Conrado Sales de Brito. No início do mandato, iniciou uma grande articulação junto ao governo do Estado pela liberação de recursos para recuperação total do trecho. “Abrimos uma frente de negociação que começou lá no levantamento do dinheiro. Hoje já temos 100% da obra concluída e pessoas trafegando numa via segura”.

Outra luta antiga do parlamentar foi a criação do campus avançado da Unemat em Rondonópolis. Através do requerimento 2859/219, conseguiu a aprovação do campus, que agora responde diretamente para diretoria estadual da instituição. “Nossa luta continua. Destinei R$, 1,1 milhão para ajudar na construção do prédio da sede própria e R$ 500 mil que vão garantir investimentos em novos cursos”.

Quase 6 mil agricultores familiares da região de Rondonópolis foram beneficiados com as ações de Thiago Silva, em parceria com o deputado federal Carlos Bezerra. Centenas de famílias receberam ao longo do ano títulos de posse da terra aguardados há 10, 20, 30 anos. O pequeno produtor ainda ganhou novos tratores e implementos. O maquinário beneficiou 400 trabalhadores rurais da agricultura familiar do Distrito de Nova Galileia, Assentamento Olga Benário e da Rodovia do Peixe. A perfuração de poços artesianos construídos pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foi retomada. Comunidades como a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Gleba Selva de Pedra, Gleba São José da Boa Esperança e São João Batista estão prestes a entrar numa nova realidade.

Thiago também trabalha pela colocação do mais jovens no mercado de trabalho. Um bom exemplo é projeto Meu Primeiro Emprego. Estudantes de 14 a 17 anos, de escolas públicas, recebem informações sobre capacitação, inserção no mercado de trabalho, boas práticas na hora da entrevista de emprego, confecção de currículo, carteira de trabalho, aprendizagem e estágio. A geração de novas oportunidades também está presente nos cursos oferecidos pela Fundação Ulysses Guimarães – FUG. A unidade de Mato Grosso é coordenada pelo deputado estadual Thiago Silva e já proporcionou a qualificação de mais de 3.000 pessoas, com cursos de dicção e oratória. Os cursos, de graça, são ofertados através de parceria com a associação de moradores.

A qualificação e inclusão social também foram pensados para atendimento exclusivo para as mulheres. O projeto Flor do Cerrado oferece cursos gratuitos de crochê e pintura em tecido para mulheres de baixa renda, em vários polos de Rondonópolis. Em 2019 mais de 160 mulheres foram qualificadas. Thiago Silva é o autor da Lei nº 11.061, que obriga o funcionamento ininterrupto, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das Delegacias de Polícia Especializadas de Defesa da Mulher no Estado de Mato Grosso. “Entendo que o atendimento para mulheres que sofreram algum tipo de violência precisa de mais celeridade e os criminosos precisam sentir o peso justiça o quanto antes”.

O ano de 2019 marcou o início do projeto Tocando em frente. O trabalho promove cultura e formação intelectual de crianças, jovens e adultos. A iniciativa visa oportunizar sem custos aulas violão em associações de bairros e igreja.

Thiago Silva encerra seu primeiro ano como deputado estadual com uma robusta produção legislativa. De fevereiro até dezembro foram apresentadas 415 proposições.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)