A medida prevê economia e cria as pastas da Mulher e do Turismo.

A Câmara de Cuiabá aprovou a reforma administrativa da Prefeitura de Cuiabá, por 18 votos a 6, durante sessão extraordinária na tarde desta sexta-feira (27). A medida extingue cargos comissionados, cria e extingue secretarias.

Durante a sessão, o vereador Renivaldo Nascimento (PSDB) defendeu que a reforma trata da estrutura da prefeitura e não de cargos de pessoas específicas. “Aqui não é cargo de Niuan, ou Emanuel. A reforma trata da estrutura organizacional da prefeitura. O prefeito vem fazendo uma administração com responsabilidade e está com mais de 70% de aprovação”.

O vereador Felipe Wellaton (PV), por outro lado, afirmou que a reforma é política e não tem efetividade, uma vez que é o último ano de gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

“Aumentou as secretarias, criou-se a Secretaria de 300 anos, agora vem desmantelar a vice-prefeitura e as secretarias mais importantes da cidade, como a de Serviços Urbanos, que cuida da iluminação, do lixo e das praças e diz que vai criar ‘zeladoria’. Desculpa, isso aqui não está com cara de reforma administrativa nenhuma, no último ano de gestão, com pastas políticas. Isso está com cara de reforma política. Não está pensando no bolso do contribuinte”, disse o vereador.

Minirreforma

A minirreforma administrativa proposta pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) visa a extinção das Secretarias de Serviços Urbanos e Extraordinária dos 300 anos e a criação das pastas do Turismo e da Mulher.

As ações da pasta de Serviços Urbanos irão ser realizados pela Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), que passa a ser vinculada à Secretaria de Obras.

O diretor da empresa será o atual secretário de Serviços Urbanos, José Stopa. Nos bastidores, comenta-se que a primeira-dama, Márcia Pinheiro pode comandar a Secretaria da Mulher.

O prefeito estima que as mudanças garantirão uma economia de 1,6% aos cofres do município.

Fonte | RMT
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)