O período de festas de fim de ano aumenta o número de pessoas em Rondonópolis, seja como turistas ou como visitas à familiares e amigos. Dessa forma, também aumentou o número de pacientes eletivos nesta quinta-feira (26), sendo que 250 pessoas em busca por consulta médica passaram por triagem durante esta manhã na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

De acordo com a diretora da UPA, Vânia Scapini, é esperado um aumento de atendimentos na porta de ortopedia e trauma em decorrência do crescimento de acidentes no Natal, em muitos casos causados pelo aumento da ingestão de bebidas alcoólicas, e agressões originadas por conflitos familiares.

Além do quantitativo de pacientes com classificação de urgência e emergência aumentar nesse feriado, neste ano multiplicou o número de pessoas em busca de consultas médicas que podem ser realizadas em Unidades Básicas de Saúde.

Está sendo fornecido atendimento por cinco clínicos, além de cirurgiões e outras especialidades médicas para diminuir o atraso causado pelo fluxo maior de pessoas, tornando esta quinta-feira um dia atípico. A contratação temporária de mais profissionais médicos plantonistas é inviável, uma vez que não há consultório físico para atendimento.

A diretora da unidade segue estudando uma possibilidade para recepcionar muitos pacientes de outros municípios, até mesmo de outros estados, que estão de passagem por Rondonópolis, enquanto isso é mantida a orientação de procurar um Posto de Saúde (ESF) para consultas de ambulatório que são eletivas, ou seja, não são considerados de urgência e emergência.

Outro fator que acarreta a demora no atendimento, nesta quinta-feira, é a vasta procura por atestado médico.

Balanço – O dia de Natal (25) teve baixa procura, muito menor quando comparado aos dias comuns que antecedem as festividades.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)