Saiba o que você pode fazer ao perceber que está com leite empedrado

O leite empedrado acontece quando a mãe produz mais leite do que o bebê consegue mamar. Nesse caso, a lactante irá sentir que algumas regiões do seio estão endurecidas e muito doloridas. Questões hormonais e o uso de roupas e lingeries muito apertadas também podem contribuir para que o leite empedre. “Algumas mulheres optam por sutiãs apertados que bloqueiam a saída do leite. O fato de a mulher pressionar o mamilo com muita força para expô-lo durante a amamentação também pode impedir o escoamento do leite e fazer com que ele empedre”, explica o mastologista Anastasio Berrettini, membro da Comissão de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

Confira três passos para lidar com o problema:

Massagens Ao perceber o enrijecimento das mamas ou de alguma região específica delas recorra as massagens. Elas devem ser compressivas e feitas sempre em movimentos circulares e ao redor do seio. Lembre-se de que o leite endureceu, então é preciso ter paciência e insistir na massagem para ter algum resultado.

Shake de peito O nome pode parecer estranho, mas muitas mamães garantem que é um método eficaz! Projete os ombros para frente e comece a chacoalhar os seios. O próprio movimento estimula que o leite se dissolva, especialmente se a técnica for feita após a massagem.

Amamente ou ordenhe Para garantir que todo o leite saiu, você pode amamentar o bebê ou recorrer a ordenha. Esta pode ser feita manualmente ou com o auxílio das bombas.

Como previnir que o leite empedre? Além de redobrar a atenção quanto ao uso de roupas íntimas muito apertadas é preciso sempre esvaziar o peito. “Para prevenir este problema, o ideal é que após a amamentação, caso o seio continue cheio, a mulher faça uma ordenha manual”, recomenda o pediatra Luciano Borges, do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria. O leite retirado ainda pode ser doado e fazer a diferença na vida de um bebê.

Apesar de ser algo muito comum entre as lactantes, esse problema requer atenção, já que o quadro pode evoluir para uma mastite, por exemplo. Por isso, se o seu leite costuma empedrar procure orientação médica ou de uma consultora de amamentação. Em bancos de leite as mamães podem encontrar essa ajuda de forma gratuita.

Fonte | Bebê Mamãe
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)