Com o auxílio da Prefeitura de Rondonópolis, os pequenos produtores que moram nas comunidades rurais do distrito de Boa Vista estão tendo uma nova opção de cultivo e geração de renda com pescados. Agora, a Prefeitura concluiu a obra do Abatedouro de Pescado e aguarda a chegada dos mobiliários e equipamentos utilizados na manipulação dos pescados.

Toda a estrutura já está pronta aguardando a entrega oficial do município prevista para o ano que vem. Após a inauguração, o abatedouro será repassado em cessão de uso em comodato por um tempo determinado, porém os produtores dos pescados deverão estar organizados em uma cooperativa, diferente do que existe hoje que é uma associação.

Com o investimento do município da ordem de R$ 1,4 milhão, foi possível construir e equipar a unidade com capacidade de abate de três mil quilos de pescados por dia e também de preparar o pescado com a máquina despolpadora. A intenção da Prefeitura é adquirir a produção e colocar esse alimento no cardápio da merenda escolar.

O abatedouro tem 248,888 m² de área construída divididos entre cozinha, almoxarifado, administração, inspeção, refeitório, circulação, vestiário feminino e masculino, banheiros, varanda de expedição, estocagem de congelamento, entrada sanitária, fábrica de gelo, sala de evisceração e sala de embalagem.

A câmara fria já está instalada, faltando apenas a câmara de super congelamento para garantir maior durabilidade do produto após passar pelo processo do abate e limpeza. O pescado que será utilizado no abatedouro será oriundo dos tanques construídos também pela Prefeitura nas propriedades dos pequenos produtores da região, beneficiando cerca de 80 famílias que vivem da agricultura familiar.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)