Dezembro chegou e, como manda a tradição, guirlandas e árvores de Natal já ornamentam os lares brasileiros. Quem não providenciou a decoração da casa para as festas de fim de ano ainda tem tempo: nas lojas, são muitas as opções de enfeites, de preços variados. Mesmo sem gastar muito, é possível comprar peças de bom gosto e fazer bonito com uma decoração criativa e econômica.

Por serem versáteis, pisca-piscas de LED e enfeites avulsos são itens coringas para quem quer investir em uma decoração barata e sofisticada, afirma a arquiteta Adriana Lima, da Adriana Lima Arquitetura & Interiores.

— Eles podem ser usados da forma tradicional, nas árvores de Natal; junto a uma fruteira, para enfeitar a mesa, ou em um balcão, com velas — ensina.

Luzes de LED são opções baratas e versáteis
Luzes de LED são opções baratas e versáteis Foto: Pedro Teixeira / Agência O Globo / Arquivo

Bolas de Natal, por exemplo, podem ser dispostas em potes ou baleiros de vidro sobre aparadores e mesas de canto. Com as de tamanho pequeno, que são mais baratas, é possível confeccionar guirlandas bonitas e diferentes — basta coordenar os tons e as proporções com bom senso. Outra maneira de usar as luzes de LED é colocá-las em uma planta (natural ou artificial), dentro de casa, para substituir os pinheiros de Natal.

Onde e como comprar

Os centros comerciais populares são os melhores lugares para encontrar artigos de decoração em oferta, mas é importante estar focado para não se deixar levar pela variedade e acabar gastando demais. A dica de Adriana Lima é planejar a ornamentação antes de sair de casa, tentando visualizar onde ficaria cada peça no ambiente. Para não se perder na composição, a melhor saída é eleger, no máximo, três cores, sendo uma métalica — vinho, preto e dourado, por exemplo.

— Fitas tem todo o clima de Natal, mas como elas não são tão baratas, o ideal é procurar uma empresa de armarinhos para comprar no atacado. Depois, é só soltar a imaginação em guirlandas, laços e objetos que se fundem à decoração natalina — indica.

Bolas são enfeites coringas na decoração natalina
Bolas são enfeites coringas na decoração natalina Foto: Reprodução

Improvisação e reciclagem

Criatividade é a única coisa que a jornalista e roteirista Izaura Alice Teixeira Barbosa, de 52 anos, não economiza na hora de decorar a casa no fim do ano. Ela integra o grupo de“caçadores de ofertas” do “Qual oferta”, plataforma dos jornais O GLOBO, EXTRA e Expresso que reúne no impresso e no digital as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio.

— Comprar tecidos vermelhos é sempre uma boa alternativa para compor ambientes. Papéis de presente com temáticas natalinas, cartões de Natal e fitas ajudam a decorar a árvore. Também imprimo fotos da família para colocar no pinheiro — conta Izaura, que guarda fitas que vêm em embalagens para reaproveitá-las na ornamentação: — Assim, mantenho meu estoque de enfeites improvisados. Este ano, pus num ursinho de pelúcia que era do meu filho o gorro de Papai Noel e, no pescoço dele, um laço vermelhinho que veio com trufas que ganhei no ano passado. Ficou parecendo uma gravata borboleta.

Fonte | Extra

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)