A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está finalizando a programação para o próximo sábado (07), o dia D de combate à dengue. A equipe da Saúde vai atuar na região da Vila Operária e vai realizar um pit stop na praça Bom Jesus alertando a população para os cuidados que devem ter em casa para evitar e proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Rondonópolis segue junto da campanha nacional encabeçada pelo Ministério da Saúde para reduzir o número de casos da doença. Cerca de 220 agentes de combate à endemias vão intensificar o trabalho no sábado e visitar cerca de 1700 residenciais localizadas na Vila Operária, Jardim Rivera e Vila Iracy

Os agentes vão fazer a vistoria nas casas em busca de possíveis focos de proliferação do mosquito e fazer a eliminação caso sejam encontrados. Com o apoio de material impresso explicativo, eles vão orientar a população sobre os cuidados para evitar contágio da dengue, a zika e também a leishmaniose.

Uma equipe técnica da Saúde vai estar no pit stop na praça Bom Jesus para alertar a população para os riscos e o perigo dessas doenças. Munidos de faixas e panfletos, eles pretendem despertar nos cidadãos a importância da prevenção dessas endemias que podem levar a morte. A fanfarra do município também foi mobilizada para chamar a atenção de quem passa pela região e conscientizar o maior número de pessoas possível.

Posterior ao dia D, a Prefeitura vai realizar ainda um mutirão de limpeza na região com maior número de focos do mosquito, conforme registrado no último Lyra (Levantamento Rápido de Índice de Aedes aegypti) conforme informou a gerente do Departamento de Saúde Coletiva do município, Gilceny Machado.

Segundo ela, a população precisa ficar atenta aos pequenos locais que podem servir como criadouro dos mosquitos, principalmente nessa época de grande incidência de chuvas. Gil Machado pede a colaboração dos moradores para receberem os agentes nas casas e contribuir com o trabalho de prevenção das doenças na cidade.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)