“Esse projeto foi o pontapé inicial para organizarmos um grupo, uma cooperativa e oferecermos opções renda para nossa comunidade. Tudo graças ao deputado Thiago Silva, que trouxe esse grande estímulo para nossa comunidade”.

As palavras acima são do líder comunitário Sivaldo da Silva Jorge, presidente dos bairros João de Barro I e II, Jardim HR e Pôr do Sol e são referentes ao projeto Flor do Cerrado. A inciativa do deputado estadual Thiago Silva foi implantada no início de 2019 em Rondonópolis e já beneficiou mais de 160 mulheres, com cursos gratuitos de crochê e pintura em tecido para mulheres de baixa renda.

De acordo com a organização do trabalho 90%, das alunas conseguem comercializar suas produções. Ceila Eliza Acunha está inserida nesta estatística. A trabalhadora autônoma está desempregada há 1 ano e não perdeu a oportunidade para de qualificação. Nos últimos dias tem trabalho dia e noite para atender a encomendas. “Estou muito feliz. A procura está muito grande. Isso representa dinheiro na minha casa, que faz toda diferença. Obrigado deputado Thiago Silva. Esse projeto foi o presente de Natal da minha família”.

O depoimento de Ceila vem de encontro ao principal objetivo do projeto que é oferecer oportunidade para mulheres, que segundo recente pesquisa divulgada pelo IBGE estão entre as mais afetadas pela crise econômica nacional. Hoje 14% estão sem oportunidade de trabalho. “É importante oferecer meios para desenvolvimento de renda e trabalho para nossas mulheres. Hoje muitas são responsáveis pelo ganha pão dos lares. Fico muito feliz quando visito os polos do nosso projeto e tenho conhecimento que boa parte está conseguindo negociar sua produção e levar dinheiro para dentro de casa. Esse é um grande estímulo. Já estamos organizando junto com a coordenação do Flor do Cerrado a ampliação desse trabalho para outros bairros de Rondonópolis e municípios da região.

De maio até outubro, além das comunidades citadas, o Flor do Cerrado atendeu os bairros Jardim Eldorado, Mirassol, Santa Fé, Copacabana, Vila Olinda, Ana Carla e Lúcia Maggi.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)