Para garantir uma maior segurança e conforto aos condutores de veículos, a Prefeitura de Rondonópolis está intensificando o serviço de “tapa-buracos” das vias pavimentadas da cidade. Contratada para executar o serviço, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) está atuando com cinco frentes. A ação de infraestrutura faz parte do planejamento de melhoria da malha viária asfaltada, que tem sido desenvolvido pela administração municipal.

Responsável pela Sinfra, a secretária Claudine Logrado, ressalta que o aumento da chuva, comum neste período do ano, aliado ao longo período de existência da malha asfáltica da maioria das vias da cidade, são fatores preponderantes para o surgimento de buracos.  Pensando nisso, foi montado um planejamento com a Coder para trabalhar diariamente com o objetivo de atacar esse problema. “Todos dias é elaborado pela Coder um cronograma para atender as ruas mais prejudicadas de diversos bairros da cidade”.

Conforme o diretor geral da Coder, Argemiro Ferreira, o trabalho de tapa-buraco é executado com base em levantamentos elaborados pelo serviço de monitoramento, que é realizado constantemente. Além disso, todas as solicitações recebidas da população, por meio do telefone 08006463444, também são inseridas na sondagem, permitindo assim a montagem de um plano de atuação ágil e eficiente, onde as demandas consideradas mais urgentes são estabelecidas.

As equipes de trabalho são distribuídas em diversas localidades da cidade, das sete da manhã até às 20 horas. A ação não para nos finais de semana, quando são priorizadas no serviço de restauração as vias mais movimentadas da cidade.

“Como estamos em um período chuvoso, quando tapamos um buraco, outro acaba aparecendo em um novo lugar, mas estamos conseguindo manter isso sobre controle. Estamos trabalhando diariamente para sanar esse problema. Aumentamos o número de equipes de três para cinco e já estamos nos organizando para logo implantar a sexta”, esclarece Argemiro. “Podemos dizer que, na medida do possível, as principais vias do município então sob controle e iremos continuar levando esse trabalho para todas as comunidades”.

Revitalização

Simultaneamente ao serviço de recuperação e manutenção do pavimento, a Prefeitura de Rondonópolis investe também na revitalização da malha viária asfaltada da cidade, com ações de recape asfáltico e aplicação da lama asfáltica.

O município, que fez recentemente o recapeamento asfáltico de 86 mil metros quadrados de vias do quadrilátero central com CBUQ, realiza rotineiramente um serviço de aplicação de lama asfáltica.

Desde o início de 2017, já foram aplicados mais de 780 mil metros quadrados de lama asfáltica em vias de 60 bairros da cidade, que necessitavam desse serviço há vários anos.  O produto aplicado,  que proporciona melhoria do aspecto visual, veda os buracos e as rachaduras existentes, o que impede a infiltração de água e evita o surgimento buracos, aumentando a durabilidade da camada asfáltica.

“Além de intensificar os trabalhos para conservação da vias asfaltadas, com a operação tapa-buracos, também estamos acelerando o processo em andamento de revitalização do pavimento asfáltico da cidade”, ressaltou Ferreira.

No momento, a Coder está finalizando o serviço de revitalização asfáltica nos bairros Novo Horizonte e Moradas do Paraty. Ao mesmo tempo, equipes do Departamento de Engenharia realiza a preparação das vias dos bairros da Vila Olinda e Pedra 90 para receberem a aplicação da lama asfáltica, com os serviços de limpeza e de tapa-buracos.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)