Em agosto, o STF (Superior Tribunal Federal) já tinha negado um primeiro pedido por quatro votos a um; agora artista ganhará liberdade

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) concedeu nesta quinta-feira (21) habeas corpus para o DJ Rennan da Penha. O idealizador do Baile da Gaiola, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro, estava preso desde abril deste ano no Complexo de Gericinó, em Bangu, zona oeste.

Em agosto, o STF (Superior Tribunal Federal) já tinha negado um primeiro pedido por quatro votos a um. Renan é acusado de ser “olheiro” do tráfico de drogas e organizar o Baile da Gaiola para ajudar os criminosos no Complexo da Penha.

Reprodução

Idealizador do Baile da Gaiola, na Penha, zona norte do Rio, Rennan foi condenado no dia 18 de março, em segunda instância, a seis anos e oito meses de prisão por associação ao tráfico de drogas. O mandado de prisão foi expedido pelo TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro).

Em entrevista à Record TV Rio, o advogado criminalista Patrick Berriel afirmou que não havia prova contundente contra o DJ.“O que tem contra ele são indícios. Indícios de fotografias de aplicativos de mensagens e redes sociais. Não há, por ora, nenhuma prova robusta, uma prova contundente, que possa levar ele ao processo condenatório.”

De acordo com o promotor do caso Sauvei Lai, Rennan comunicava aos traficantes sobre as incursões dos policiais na comunidade.

“O DJ Rennan dava a localização e a movimentação de policiais na comunidade. Acho estranho estas mensagens ser direcionadas à comunidade. A condenação dele é associação para fins de tráficos, na função de olheiro.”

Já segundo a defesa e familiares do artista, é comum nas comunidades do Rio avisarem em grupos de aplicativos de mensagens sobre a presença de policiais. Para eles, é um meio de se comunicarem sobre a possibilidade de tiroteios frequentes nas favelas.

Fonte | R7

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)