Energisa dá dicas fáceis do que fazer desde a hora da compra 

Já reparou que as noites começaram a ficar mais iluminadas? Nas janelas, vitrines, portas, sacadas, os piscas-piscas estão aparecendo para trazer magia para uma das épocas mais esperadas do ano: o Natal. Com tanto brilho no ar e decorações à disposição, é muito difícil resistir em deixar sua casa ou loja com uma cara mais aconchegante e alegre. E você, já está pensando sobre isso?  Sim? Então, dá uma olhadinha aqui nas dicas que a Energisa trouxe para que tudo fique instalado corretamente, levando segurança para quem estiver em seu imóvel. 

“Devemos ter cuidado com a rede elétrica de nossa casa continuamente. Mas, como essa época é marcada por enfeites iluminados, devemos redobrar os cuidados, tanto nas decorações natalinas internas, quanto na rua e fachadas próximas a rede elétrica”, alerta Victor Hugo de Amorim Oliveira, coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Energisa Mato Grosso.

O que olhar na hora de comprar:

Essa é a etapa em que a observação e os detalhes farão a diferença para a sua segurança.  O primeiro passo é observar se os itens que pretende adquirir possuem selo do Inmetro. Lembre-se: essa certificação garante que o produto foi inspecionado e está ok para uso. Procure sempre árvores que sejam feitas com material antichamas ou resistente ao fogo e prefira as luzes com fios que interrompam a corrente automaticamente se forem danificados.

Vai decorar a área externa? Observe se o material é à prova d’água, para evitar problemas em caso de chuva.

Parece complicado, mas não é. Essas informações estão nas caixas dos materiais ou em etiquetas neles mesmos, dependendo do fabricante.

Importante! As lâmpadas de LED são mais econômicas, mais brilhantes e não geram aquecimento. Sem dúvida, é a escolha acertada.

Cuidados na hora de instalar:

O primeiro passo é desligar o disjuntor para fazer a instalação de luzes. Se estiver faltando tomada e o benjamim (T) se tornar tentador, resista! As luzes devem estar ligadas em tomadas diferentes e instaladas de forma que não sobrecarregue o circuito de onde estiver, por exemplo, da sala ou da sacada. Cuidado com objetos inflamáveis perto das lâmpadas, como cortinas.

Evite o improviso na fiação da decoração e remendos, somente os materiais apropriados devem ser usados. Não substituir a fita isolante por fitas adesivas comuns, crepe ou dupla face. “Use sempre o material correto. Se for preciso usar fita, o reparo deve ser feito com a isolante, que é apropriada para o uso com eletricidade. O ideal é contratar um eletricista capacitado”, explica Victor Hugo.

Sobre instalação de decoração de Natal e água: as mãos e pés devem estar secos – para evitar choques -, as piscinas e áreas alagadas devem ser evitadas dentro do planejamento da decoração. Se tiver dúvidas, procure sempre um eletricista profissional.

Verifique o estado das lâmpadas do pisca-pisca antes de instalar. Se estiverem danificadas podem provocar choques, curto-circuito e até incêndios;

E para depois de instalado, tem dica? Tem!!!

Desligue os enfeites luminosos antes do dormir ou sair de casa, além de economizar energia isso evitará acidentes.

Dicas dadas, agora é hora de deixar você curtir a sua decoração. Caso você queira mais dicas de segurança com energia elétrica, pode visitar a página da Energisa na internet ou nas redes sociais. Temos dicas legais para que você deixe sua casa e sua família em segurança quando o assunto é energia.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)