Paula Vitória Hippler dos Santos, de 10 anos, ajudava o pai a retirar roupas do varal quando foi atingida. Vilmar Hippler também recebeu a descarga e levou sete pontos na cabeça.

Mais de 160 raios caíram em Brasnorte, a 580 km de Cuiabá, no domingo (3), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Um dos raios que caíram na cidade atingiu a casa de Paula Vitória Hippler dos Santos, de 10 anos, que recebeu uma descarga elétrica e morreu logo após dar entrada no hospital.

A menina ajudava o pai dela, Vilmar Hippler, a retirar as roupas do varal. Ele também foi atingido pela descarga elétrica. Vilmar foi socorrido e precisou levar sete pontos na cabeça devido a um corte.

O tio de Paula, Kátio Souza, contou que a família estava em casa quando o tempo se formou para chuva. Em seguida, Paula e Vilmar foram recolher a roupa.

“O tempo mudou de uma hora para outra e eles estavam recolhendo a roupa. Houve uma explosão e acredito que a máquina tenha puxado o raio. Ela [Paula] estava mais próxima da máquina e recebeu a descarga maior e ele [Vilmar] em uma proporção menor”, disse o tio da menina Kátio Souza.

O velório de Paula aconteceu nessa segunda-feira (4) no cemitério da cidade.

O tenente do Corpo de Bombeiros Jamil Nobres da Silva explicou que a máquina de lavar roupa pode ter atraído a descarga elétrica que atingiu a menina.

“Os aparelhos eletrônicos podem atrair a descarga de forma indireta. O raio pode ter caído em outro local, mas através da rede elétrica ele pode ter chegado até o aparelho”, explicou.

A orientação dos bombeiros, em caso de tempestades, é que as pessoas fiquem dentro de casa, pois é o local mais seguro.

“É importante retirar os aparelhos da tomada como medida de segurança para evitar casos como esse. Caso não seja possível retirar, não se aproxime do aparelho. Nosso estado tem uma grande incidência de raios, então é preciso aderir as medidas de segurança”, ressaltou.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)