Nesta sexta-feira (25),  a professora e psicóloga Sâmia Cristina Luquiari Araújo, junto aos alunos de psicologia da Unic: Alessandro Brandão, Cleiton Monteiro Vieira, Maria Julia M. Borges e Alice O. Souza, estiveram participando e coordenando uma Roda de Conversa no CRAS São José, em Rondonópolis.

A Roda de Conversa é uma maneira de possibilitar uma comunicação dinâmica e produtiva entre as pessoas. É um instrumento rico utilizado para a prática metodológica de aproximação e de contato com as pessoas. É uma boa estratégia para estimular o aprendizado com o outro e a partir do outro.

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) São José é um dos centros que possui estagiários de psicologia da UNIC, que desenvolvem trabalhos na área de psicologia  com as famílias ali cadastradas.

De acordo com a gerente de apoio do Cras do Conjunto São José, Carmen Divina Boaventura Ferreira, “O centro atende 94 famílias e vem desenvolvendo o Programa Criança Feliz, que é uma iniciativa do governo federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.”

O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

Diante disso, o CRAS São José vem buscando desenvolver mensalmente trabalhos para socializar, interagir com as crianças e famílias, trabalhando nestes, o convívio saudável e a afetividade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com esta ideia, a professora Sâmia, nos relatou que o grupo que esteve no CRAS e que atualmente trabalha em sala de aula a matéria “Teorias e Técnicas de Grupo”, aproveitaram o convite da gerente do CRAS para desenvolver nesta tarde, alguns assuntos como afetividade, maneiras de estimular a criatividade da criança, a importância dos pais estarem juntos aos filhos, a importância do apoio dos pais, através de dinâmicas, reflexões, vídeos e até mesmo um desafio para ser realizado em casa com os filhos.

Conforme a gerente Carmem e a professora Sâmia a tarde foi muito especial e proveitosa, com a transferência de conhecimento dos alunos para a comunidade e também de feedback para os alunos sobre os temas apresentados.

  Fonte | Luiza Andreoli  
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)