Três pessoas morreram após um avião cair e atingir carros em um cruzamento de Belo Horizonte. Vídeos mostram desespero de moradores.

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) confirmou que o piloto do avião monomotor que caiu em Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (21), sobreviveu ao acidente. Allan Duarte, de 29 anos, foi encaminhado para o Hospital João 23, na região Central da cidade, com ao menos 90% do corpo queimado. A queda aconteceu na mesma rua onde outra aeronave caiu, no mês de abril deste ano.

Até o momento, foi confirmada a morte de três pessoas. Segundo as equipes de resgate, são elas: um passageiro do avião, um pedestre e o ocupante de um carro atingido pelo monomotor.

Além do piloto, outras duas pessoas ficaram feridas e também foram encaminhadas para a mesma unidade de saúde. As causas do acidente ainda são investigadas.

Deusedete Duarte da Silva, pai de Allan Duarte, contou que o filho é piloto há 10 anos. Segundo a família, o jovem mora em Nova Serrana, a 183 km de Belo Horizonte, e estava na capital mineira a trabalho.

— Ainda não temos muitas informações, mas o meu filho está no bloco cirúrgico, respirando por meio de aparelhos.

Avião conta com paraquedas para tripulação

A aeronave é do modelo SR20, da fabricante Cirrus Design e foi feita em 2007. O veículo tem capacidade de transportar quatro pessoas. O avião é equipado com um sistema de paraquedas, que é acionado quando o piloto puxa uma alavanca vermelha na cabine. Ainda não se sabe se o equipamento foi acionado no acidente. Contudo, o paraquedas foi encontrado aberto próximo ao local.

De acordo com informações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave não tem autorização para realização de táxi aéreo. Todavia, não é possível afirmar que o avião operava nesta categoria na hora da queda.

O comandante Eduardo Barbatti, do helicóptero da Record TV Minas, explica que é possível que o piloto estivesse transportando passageiros, sem ser no modo de táxi aéreo.

— Não tem problema quanto a isso. O que ele não poderia estar é fazendo fretamento.

A queda

O monomotor decolou de um aeroporto para aviões de pequeno porte e helicópteros do bairro Carlos Prates, a cerca de 2 km do local do acidente, e seguia para Ilhéus (BA). Ainda não se sabe quem estava a bordo, além do piloto.

Moradores contaram à reportagem que ouviram um estrondo, por volta das 8h da manhã. Uma grande nuvem de fumaça negra se formou sobre o local.

A aeronave caiu sobre três carros na Rua Minerva entre as ruas Nadir e Rosinha Sigaud, no Bairro Caiçara, na Região Noroeste de Belo Horizonte, deixando ao menos três mortos e três feridos, segundo o Corpo de Bombeiros. O acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira (21) e informações dão conta de que o avião de pequeno porte havia acabado de decolar do Aeroporto Carlos Prates.

A aeronave e os veículos pegaram fogo. O monomotor tinha sido vendido e o piloto estava indo entregá-lo em Ilhéus, na Bahia. Além do piloto, três pessoas estavam de carona no avião. As outras duas vítimas do acidente estavam em um carro estacionado e na calçada.

Veja vídeos:

Infraero se pronuncia

A Infraero, responsável pela operação do Aeroporto Carlos Pratos divulgou uma nota sobre o acidente. Segundo a empresa, o terminal obedece os requisitos de segurança. Leia na íntegra:

“A Infraero lamenta o acidente, às 8h30 desta segunda-feira (21/10), com a aeronave Cirrus SR 20, prefixo PR-ETJ, que vitimou três pessoas e deixou outras três feridas, instantes após a decolagem do Aeroporto Carlos Prates (MG) para o Aeroporto de Ilhéus (BA). A empresa destaca que, ao ser acionada, mobilizou toda estrutura de emergência e socorro que atende ao aeroporto. Sobre as causas do acidente e demais detalhes sobre o operador da aeronave, sugerimos o contato com o Centro Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Infraero destaca ainda que o Aeroporto Carlos Prates opera dentro de requisitos de segurança estabelecidos nas normas da aviação civil brasileira.”

Fonte | EM
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)