A Escola Municipal Princesa Isabel de Rondonópolis tem dois alunos semifinalistas da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa. Um dos semifinalistas é o estudante Luiz Felipe Cândido Pires, que concorre na categoria memórias literárias – direcionada para alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental – com texto de título “Muleque, vem prá dentro”. A outra semifinalista é aluna Eloísa Queiroz Mallmann, concorrente da categoria crônica – para estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental – por meio do texto de título “Futuro esquecido”. Os dois semifinalistas são alunos do professor Senio Queiroz de Faria.

Os textos dos alunos Luiz Felipe e Eloísa estão entre os 569 selecionados para a etapa nacional, após escolha da Comissão Julgadora Estadual, criada pela Secretaria de Estado de Educação. O resultado desta etapa foi divulgado na última sexta-feira (11) e os estudantes classificados passam por nova avaliação entre os dias 23 de outubro e 19 de novembro, quando, durante a etapa nacional serão escolhidos os 173 finalistas entre estudantes de escolas públicas de todo o país.

O resultado final da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa será divulgado em 28 de novembro, quando serão escolhidos os 28 textos vencedores, depois de concluídas todas etapas de julgamento. E, em 9 de dezembro será realizado um evento de premiação aos ganhadores.

A olimpíada

A 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa é um projeto nacional promovido por meio de parceria entre o Ministério da Educação, Itaú Social e Cenpec Educação com o objetivo principal de contribuir para o ensino-aprendizagem da leitura e escrita, aprofundando os conhecimentos dos alunos de escolas públicas brasileiras, sejam elas federais, estaduais ou municipais.

A olimpíada é dividida nas categorias poema, que concorrem alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, memórias literárias, para alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, crônicas, com a participação dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, documentário, para alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio e artigo de opinião, com alunos do 3º ano do Ensino Médio.

O tema abordado pelos alunos em todas as categorias nesta edição é ‘O lugar onde vivo’, uma iniciativa que busca que os estudantes valorizem os aspectos da cultura local, resgatando histórias, estreitando os vínculos comunitários, se aprofundando no conhecimento sobre a realidade e assim, desenvolvendo cidadania.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)