Com o objetivo de dinamizar o fluxo dos encaminhamentos de exames, proporcionar mais rapidez nos resultado e mais comodidade para o cidadão rondonopolitano, a Prefeitura de Rondonópolis segue ampliando a rede de coleta de exames laboratoriais. Na manhã desta sexta-feira (11) foi inaugurado, no PSF Cidade de Deus, o 10º posto de coleta.

No local serão atendidos moradores de vários bairros do entorno e, com isso, contribuirá para desafogar a unidade instalada na mesma região da cidade, no PSF Atlântico. O posto de coleta no PSF Cidade Deus irá realizar diversos tipos de exames laboratoriais das 6h às 9h, de segunda a sexta. Já a entrega de resultados será até as 17h.

Durante a solenidade de inauguração, a primeira-dama do município, Neuma de Moraes, que representou o prefeito Zé Carlos do Pátio, ressaltou que essa política de descentralização da coleta de exames adotada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, significa mais humanização dos serviços.

“O avanço da descentralização de realização dos exames laboratoriais é mais uma ação da administração municipal para facilitar a vida do cidadão e humanizar a prestação de serviços na saúde, com o objetivo de diminuir filas de espera e garantir a efetividade do tratamento dos pacientes na rede pública”, destacou a primeira-dama do município.

“Sonho realizado”

Para a coordenadora do PSF Cidade de Deus, a enfermeira Coracy Moreira Neres da Silva, a conquista deste posto de coleta de exames laboratoriais para unidade é “um sonho realizado”, que irá representar mais comodidade para as pessoas desta região.

“É uma grande conquista. Estamos muitos felizes com a instalação deste posto de coleta na nossa unidade, pois agora os nossos pacientes e de outras unidades próximas não precisarão mais se deslocar até o Laboratório Central (Lacen), que fica lá no Jardim Santa Marta, ou até mesmo para o Atlântico em busca de exames laboratoriais”, comentou a enfermeira.

Mais comodidade e agilidade

Décimo posto em funcionamento, a novidade que o PSF Cidade de Deus passa a contar a partir desta sexta-feira, faz parte de uma política de descentralização de coleta de exames adotada pela Prefeitura de Rondonópolis. Assim, com a ampliação da oferta deste serviço, melhorar o acesso dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, ofertando uma maior comodidade e rapidez nos resultados.

Além do Cidade de Deus, os exames laboratoriais podem ser realizados no Laboratório Central e em outros nove postos de coletas, que funcionam nas unidades de saúde do Jardim Atlântico, Nossa Senhora do Amparo, Luz D’Yara, Policlínica Itamaraty, Conjunto São José, São Francisco, Vila Olinda, Vila Rica e Policlínica Central.

Conforme o coordenador do Lacen, Ivair de Souza, no posto de coleta do Cidade Deus, que foi instalado para desafogar o PSF Atlântico, por conta da demanda crescente, serão realizados mais de 100 tipos de exames laboratoriais.

“Com exceção de alguns exames específicos, como Coagulograma/TAP/TTPA/INR, PTH, ACTH, Anticoagulante Lúpico, Exame do Pré-Natal; além os de rotina II: Teste Oral de Tolerância à Glicose, VDRL, Urucultura. Os demais exames de rotinas podem ser realizados no PSF Cidade de Deus e nas outras nove unidades de coletas”, explicou o coordenador do Lacen.

Para evitar filas e, também, transtornos, como tempo de deslocamento, Ivair orienta que a população utilize mais os postos de coletas instalados nos PSFs. “Muitas vezes, sobram vagas nos postos de coleta dos bairros da cidade, enquanto o Lacen fica sobrecarregado. A população não precisa sair de casa de madrugada para aguardar atendimento no Laboratório Central”, orienta Ivair.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)