Cerca de 200 servidores do município vão trabalhar no processo eleitoral que vai definir os novos conselheiros tutelares para atuar no município de 2020 ao final de 2023. Eles participaram de uma capacitação na manhã desta sexta-feira (04) onde receberam informações sobre como auxiliar os cidadãos que forem votar e também a operar o sistema eletrônico.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Francislene Pereira Neves explicou que uma equipe da Secretaria de Promoção e Assistência Social passou por um treinamento no Tribunal de Regional Eleitoral (TER) em Cuiabá e agora está repassando as informações para aqueles que vão trabalhar no próximo domingo, dia 6 de outubro, dia da eleição em Rondonópolis.

As urnas serão instaladas em sete pontos diferentes da cidade, atendendo os moradores da região da Vila Rica na Escola Municipal Frei Milton, do Parque Universitário na Escola Estadual Prof. Amélia de Oliveira Silva, do Jardim Atlântico na Escola Estadual Prof. Elizabeth de Freitas Magalhães, do centro na Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, do Jardim Participação na Escola Estadual André Antônio Maggi, da Vila Operária na Escola Estadual Daniel Martins de Moura e também na escola da Aldeia Tadarimana.

A eleição dos novos conselheiros tutelares vai acontecer por meio do voto em urnas eletrônicas, as mesmas usadas na escolha de prefeitos, deputados e presidente da república. Dessa forma, Francislene Pereira Neves acredita que é assegurada a lisura do pleito, garantido mais confiabilidade no resultado.

ELEIÇÃO NO DOMINGO

O CMDCA, que organiza o processo de eleição dos novos conselheiros tutelares, ressalta que todo cidadão que está em dia com suas obrigações eleitorais deve comparecer e escolher um representante no Conselho Tutelar. Estão concorrendo ao cargo 37 candidatos que já passaram por uma prova, fizeram exame psicológico e agora estão na disputa pelas vagas.

Os candidatos devem ficar atentos quanto à resolução que restringe algumas ações e pune as pessoas que estiverem praticando atos impróprios no dia da eleição no próximo domingo (06) das 8 às 17 horas. Fazer boca de urna, transportar eleitores, fornecer alimentação e comprar votos são uns dos principais crimes cometidos em eleições e são proibidos também no pleito dos conselheiros.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)