Como um espaço com ampla circulação de pessoas, o Ganha Tempo instituiu a rotina de promover campanhas sociais que visam a melhoria das condições vida e saúde

Criada na década de 1990, a campanha anual Outubro Rosa rapidamente ganhou o mundo e hoje é marca de prevenção ao câncer de mama. Anualmente, o mês de outubro é utilizado para alertar a sociedade sobre a necessidade e importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde.

Diversas instituições aderem à campanha para encorajar mulheres a realizarem exames, como a mamografia, entre elas o Ganha Tempo em Mato Grosso. Iniciativas como essa são consideradas fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática. Durante todo o mês, os colaboradores das sete unidades do Ganha Tempo no estado estarão usando o símbolo da campanha, um laço rosa junto a roupa, além da decoração alusiva à campanha em todos os prédios.

Como um espaço com ampla circulação de pessoas, o Ganha Tempo instituiu a rotina de promover campanhas sociais que visam a melhoria das condições vida e saúde da população.

De acordo com o diretor do Consórcio Rio Verde que administra as unidades do Ganha Tempo, Osmar Linares, a política instituída é que, além dos serviços oferecidos, o usuário possa receber algo a mais para melhorar a qualidade de vida dele. “Nós procuramos atender com excelência e também amplia a consciência em diversas questões que são de importância para nossa sociedade. Nosso papel é de promover cidadania dentro de nossas unidades”, afirma.

Câncer de Mama

De acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada ano, no Brasil, 59.700 mulheres são diagnosticas com tumor maligno na mama, o que representa 29,5% dos casos de câncer, em mulheres, no país. Estes casos resultam em 16.700 óbitos anualmente.

O INCA alerta que diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura. Alerta confirmado pelos dados,  95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no país em 2018, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha Outubro Rosa.

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura” realizado na cidade de Nova Iorque (EUA), para arrecadar fundos para a pesquisas sobre a doença. A medida que o movimento foi crescendo, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo. A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002 na cidade de São Paulo.

Público Feminino

O Ganha Tempo de Mato Grosso entende que campanhas sociais e de conscientização são essenciais. Recentemente, foi realizada a campanha de arrecadação de roupas e agasalhos. Junto ao Outubro Rosa, as unidade do Ganha Tempo também estão promovendo outras duas campanhas em apoio ao público feminino; uma de prevenção ao feminicídio e outra sobre o direito a igualdade em todas as esferas, especialmente no trabalho. “Todo mês promovemos uma campanha diferente e, assim, fazemos a nossa parte no trabalho social e mobilização. Já fizemos, inclusive, parcerias com unidades escolares nessas campanhas”, pontua Linares.

Atualmente, o Ganha Tempo está presente em seis cidades de Mato Grosso, com sete unidades: Cuiabá (Unidades Ipiranga e CPA), Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças e Sinop.

O Ganha Tempo no estado tem tido uma média de 113 mil atendimentos mês, com um índice de 99% de aprovação dos atendimentos entre bom e ótimo, com filas de espera abaixo do tempo determinado no contrato com o Governo do Estado.

Em todas as unidades, os serviços mais procurados são confecção de RG, vagas de emprego através do SINE (nas unidades que disponibilizam o serviço), Detran, confecção de título de eleitor no TRE e os atendimentos ofertados pela Previdência Social (INSS).

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Fonte | Assessoria
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