Shigella SP e Salmonella SPP. Estas foram as duas bactérias encontradas nas análises microbiológicas realizadas em bebedouros e no garrafão de água do auditório da Escola Municipal de Educação Básica Abdala José de Almeida, localizada em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), onde 45 crianças passaram mal no dia 30 de agosto.

As análises, que apontaram a presença das duas bactérias, foram realizados pelo laboratória Lacen. Pedidos de contraprovas foram feitos em relação a alimentos acondicionados e da merenda escolar e descartados.

Segundo a prefeitura, medidas foram adotadas para se evitar qualquer tipo de outra ocorrência. São elas: Interligação da unidade escolar a Rede Pública do Departamento de Água e Esgoto – DAE/VG; Troca de bebedouros que servem água potável para alunos e servidores; Manutenção periódica nos bebedouros de água com instalação de filtros de carvão ativado; Troca de freezer para acondicionamento de alimentos; Curso de Boa Práticas para Merendeiras e Realização de monitoramento mensal microbiológico.

Também será iniciada, com o final do ano letivo, as obras de reforma geral da Escola Municipal de Educação Básica Abdala José de Almeida, já licitada e ultimando os preparativos para assinatura do contrato da empresa vencedora do certame licitatório.

Dentro dessas obras, segundo a prefeitura, está a recuperação do poço artesiano, bem como a sua cloração.

As Secretarias de Saúde e de Educação, ambas de Várzea Grande, determinaram a notificação das 85 unidades escolares municipais de forma preventiva para realização de monitoramento e da correta utilização de água e alimentos para a merenda escolar e consumo de alunos e profissionais da área.

Da turma de 72 alunos, 45 crianças foram atendidas após sintomas de intoxicação alimentar como vômito e diarreia. O atendimento, acompanhado pelos titulares das pastas de Saúde e Educação, resultou na liberação de todos no mesmo dia, medicados e sem maiores consequências.

Shigella SP

Shigelose é uma doença infecciosa causada por um grupo de bactérias chamadas Shigella. Caracteriza-se por dor abdominal e cólica, diarréia com sangue, pus ou muco; febre, vômitos e tenesmo, em geral, iniciam-se, um ou dois dias após a exposição às bactérias. Geralmente, trata-se de infecção auto limitada, durando de 4 a 7 dias.

Salmonella SPP

A Salmonella spp. é uma bactéria entérica responsável por graves intoxicações alimentares, sendo um dos principais agentes envolvidos em surtos registrados em vários países. Entre seus sintomas estão dores abdominais, diarréia, febre baixa e vômito.

Fonte | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)