O autor do texto, Dr. Xavier, disse que a proposta pretende resgatar figuras do folclore brasileiro em vez de comemorar o americano Dia das Bruxas

O vereador Edemir Claudio Xavier (PTC), mais conhecido como “Dr. Xavier”, apresentou um Projeto de Lei na Câmara de Cuiabá para transformar o “Dia do Halloween”, 31 de outubro, no “Dia Municipal do Saci”.

A inciativa gerou polêmica até mesmo entre os vereadores e críticas de parlamentares evangélicos, e isso então causou a retirada do assunto de pauta. O episódio ocorreu durante sessão ordinária de quinta-feira (26).

A matéria em forma de lei tem como base municípios brasileiros que, segundo Xavier, objetivaram valorização cultural local levando conhecimento por meio de seus personagens alusivos às histórias folclóricas e regionais.

Há o embasamento ainda do Projeto de Lei Federal nº 2.762, de 2003, que pretende resgatar figuras do folclore brasileiro em contraposição ao “Dia das Bruxas” ou “Halloween”.

A reportagem conseguiu ter acesso à terceira via do protocolo onde consta à minuta e explicação do ‘Dia do Saci’ cuiabano.

Segundo o documento, a celebração se estenderá às escolas do município que devem estipular no calendário e colocar em pauta o personagem nas atividades extracurriculares, além de eventos educacionais envolvendo a proliferação da cultura do município.

“A comemoração pretende disseminar o enraizamento dos mitos e das figuras mitológicas da cultura brasileira e cuiabana, com a promoção de atividades artísticas, culturais, brincadeiras e de lazer em creches, escolas, bibliotecas, casas de cultura, praças e parques, incentivando a leitura e elaboração de obras comprometidas com nossos valores e raízes”, diz parágrafo único.

Na justificativa, o vereador destaca que pais de alunos estão preocupados com o avanço dos festejos e culto à cultura americana, festejo cultural que movimenta o setor comercial, turismo e o emprego na cidade. Paralelo a isso, “sendo seus filhos o ator principal deste culto, a cultura estrangeira, fantasiando-os de Bruxas, Cavaleiro sem Cabeça, Fantasmas, Frankenstein, Lobisomem, Drácula e outros mitos da cultura americana e de outros países”.

Desse modo, o vereador propôs que seja melhor em Cuiabá, valorizar as raízes culturais da cidade que “é bem mais interessante”, pois “o Saci, que era indígena, passou, então a ser negro e perdeu uma perna, ganhando o costume de fumar cachimbo”.

Consta ainda no protocolo do parlamentar que da Lei 11.669, de 2004, do Estado de São Paulo, muitos municípios já aprovaram o Dia do Saci, dentre outras as cidades estão à Capital, São José do Rio Preto, Guaratinguetá, Embu das Artes, Vitória, Poços de Caldas, Uberaba, Fortaleza, Independência, etc.

Em contato com a reportagem, a assessoria do petecista informou que a matéria de lei foi retirada de pauta na sessão matutina de quinta-feira (26). Agora, a assessoria de gabinete do vereador tenta pleitear na tribuna livre para pais de alunos explanarem sobre o assunto. Será solicitada a reapresentação do PL próximo ao “Dia das Bruxas”, em outubro.

Sobre as críticas desqualificando o projeto, a assessoria classificou como “piada de mau gosto, deboche, além de preconceito”.

Fonte | RMT

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)