Dia a dia fazemos muitas coisas, com um único motivo: viver felizes. Mas muitas vezes acontece algo que muda as regras; Nós confundimos felicidade com sucesso.

Queremos que nossas ações sejam bem sucedidas e o retorno seja imediato. Se isso não acontecer, sentimos que estamos perdendo tempo e tentamos algo novo. Deve ser possível alcançar a glória!

Neste constante vai e vem tentando alcançar nossos objetivos, acabamos duplamente angustiados: não alcançamos os objetivos e, o que é pior, não vivemos felizes.

É por isso que, nos momentos em que você sentir que nada do que está fazendo está dando frutos; Quando você sentir vontade de desistir de tudo, porque nada mais tem sentido, lembre-se da fábula da samambaia e do bambu:

Era uma vez um carpinteiro que tinha uma vida feliz: uma esposa amorosa, dois filhos lindos e um trabalho que dava seus frutos. A uma certa altura, os negócios começaram a dar errado e parecia que cada vez menos pessoas precisavam de seus serviços.

O carpinteiro se sentia desanimado: nada do que fazia parecia fazer sentido, já que as coisas estavam ficando piores. Um dia, prestes a jogar a toalha, um amigo o aconselhou a procurar um velho sábio que morava no coração da floresta.

Ele andou por meia hora pela floresta, quando conheceu o  velho sábio. Ele tinha uma casa humilde e, quando viu o carpinteiro, convidou-o para tomar chá. Ele notou a preocupação em seu rosto e perguntou o que estava errado. O carpinteiro contou-lhe as suas desgraças, enquanto o velho ouvia atentamente e calmamente.

Quando terminaram de beber chá, o velho sábio convidou o carpinteiro para ir a um esplêndido terreno nos fundos da casa. Ali estavam a samambaia e o bambu, ao lado de dezenas de árvores. O velho sábio pediu-lhe para observar as duas plantas e disse-lhe que precisava contar uma história.

“Há oito anos peguei algumas sementes e plantei a samambaia e o bambu ao mesmo tempo. Eu queria que as duas plantas crescessem no meu jardim, porque as duas são muito reconfortantes para mim. Eu coloquei todo o meu esforço para cuidar das duas como se fossem um tesouro “

“Pouco tempo depois, percebi que a samambaia e o bambu respondiam de maneira diferente aos meus cuidados. A samambaia começou a brotar e em poucos meses tornou-se uma planta majestosa que enfeitava tudo com a sua presença. O bambu, por outro lado, ainda estava debaixo da terra, sem mostrar sinais de vida”.

“Um ano inteiro passou e a samambaia continuou crescendo, mas o bambu não. No entanto, eu não desisti. Eu continuei cuidando dela com mais cuidado. Mesmo assim, mais um ano se passou e meu trabalho não dava resultados. O bambu se recusou a se manifestar”.

“Nem desisti depois do segundo ano, ou do terceiro ou do quarto. Quando cinco anos se passaram, finalmente vi que um galho tímido saía da terra um dia. No dia seguinte era muito maior. Em poucos meses cresceu sem parar e tornou-se um bambu portentoso de mais de 10 metros. Sabe por que demorou tanto para vir à luz? “

O carpinteiro, depois de ouvir a história, não sabia por que o bambu demorou tanto para se manifestar. Então, o velho disse a ele.

“Demorou cinco anos porque durante todo esse tempo a planta estava trabalhando para criar raízes. Ela sabia que tinha que crescer muito alto e era por isso que não podia sair até que tivesse uma base firme que lhe permitisse subir satisfatoriamente. Você compreende?”

O carpinteiro, então, entendeu que todas as suas lutas estavam destinadas a criar raízes. E o fato de ele não ter visto os frutos de seu trabalho naquela época não significava que ele estava perdendo tempo, mas que estava ficando cada vez mais forte.

Antes de deixá-lo ir, o velho sábio deu uma última mensagem ao carpinteiro:

“A felicidade mantém você doce. As tentativas mantêm você forte. As dores te mantêm humano. As quedas te mantêm humilde. O sucesso mantém você brilhante”

Essa história deve lembrá-lo de que não importa quanto tempo demore para algo dar frutos. O mais importante em um momento difícil é não procurar resultados a todo custo.

Em vez disso, o fundamental é trabalhar duro nas raízes. Pois só graças a ela você pode crescer e se tornar a melhor versão de si mesmo.

Fonte: La Bioguia

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)